São Paulo, terça-feira, 07 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hillary usa data para elogiar "forte parceria"

ANDREA MURTA
DE WASHINGTON

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, usou o feriado do Sete de Setembro para elogiar em vídeo e nota para a imprensa a "forte parceria" com o Brasil e o "progresso que o país alcançou".
"Há 188 anos, os EUA foram o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil", diz Hillary. "Neste Sete de Setembro, novamente nos unimos aos brasileiros ao redor do mundo para celebrar sua rica cultura, sua história de realizações, e para honrar a amizade próxima entre nossos países."
É comum o Departamento de Estado parabenizar outros governos que celebram feriados nacionais. O material foi divulgado na sexta, poucos meses após Hillary falar em "discordâncias muito sérias" com o Brasil durante o auge da tensão entre os dois países por conta da abordagem ao programa nuclear iraniano.
A secretária disse que as eleições brasileiras serão "uma oportunidade de demonstrar mais uma vez o respeito à governança democrática, aos direitos humanos e liberdades individuais que são o caminho mais seguro para a prosperidade". E agregou: "Esses valores comuns são a base para a forte parceria entre nossos países".
Há rumores de que Hillary agiu para evitar uma visita do presidente Barack Obama ao Brasil antes de novembro por medo de capitalizar o PT. Os Clinton são próximos de Fernando Henrique Cardoso.


Texto Anterior: Vigiado pelo TCU, Planalto faz desfile mais econômico
Próximo Texto: Janio de Freitas: Caminhos do sigilo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.