São Paulo, terça-feira, 07 de setembro de 2010

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MAURO PAULINO

Aécio e Lula definirão eleição em MG


A influência do tucano e a do petista sobre eleitor se equivalem; embate entre ambos na TV será decisivo


AS PARTICIPAÇÕES do ex-governador de Minas, Aécio Neves, na TV são decisivas para definir o voto de boa parte dos mineiros. Neste ano a campanha televisiva do PSDB foi inaugurada com um pronunciamento, em tom oficial, do ex-governador expressando seu apoio a Antonio Anastasia. A partir daí a candidatura tucana disparou de 17% para 35% das intenções de voto.
Já havia sido assim na eleição anterior, para a Prefeitura de Belo Horizonte em 2008. Antes do horário eleitoral, o candidato do PSDB, Márcio Lacerda, contava com apenas 6% das intenções de voto. Alguns dias após o início da propaganda, com Aécio associando sua imagem à do candidato, o tucano cresceu 15 pontos percentuais.
Nas duas eleições, o candidato de Aécio cresceu à medida que mais eleitores tomaram conhecimento sobre seu apoio. Ambas refletem o poder de concretização do voto a partir da comunicação por meio dos programas de TV. Aécio deixou o governo de Minas com a aprovação de dois terços do eleitorado e conta hoje com 64% das intenções de voto para o Senado.
Sua popularidade e poder de influência no Estado são comparáveis ao que Lula representa no Brasil. E o apoio a Lula em Minas é tão forte quanto o atribuído a Aécio. Seu candidato ao governo, Hélio Costa, mantém-se na liderança, resistindo ao crescimento de Anastasia.
A taxa de aprovação a Lula no Estado é comparável às observadas em outros do Nordeste, como Bahia e Pernambuco, ficando acima dos 80%. Dilma atinge, hoje, a maioria das intenções de voto entre os mineiros. Será o embate entre Aécio e Lula, nos programas de TV, que definirá o novo governador de Minas.
Segundo a mais recente pesquisa do Datafolha, a influência de ambos sobre o eleitorado se equivale. Enquanto 39% votariam com certeza em um candidato apoiado por Lula, 36% fariam o mesmo em relação ao candidato apoiado por Aécio.
A presença de Aécio no horário eleitoral tem sido mais percebida pelos mineiros do que a de Lula. Um terço dos eleitores sabem que Lula apoia Helio Costa, mas metade já sabe que Anastasia é o candidato de Aécio. Separando-se os que já viram os programas dos candidatos ao governo -apenas 28% até aqui-, metade sabe do apoio presidencial a Helio Costa, mas 78% já identificam Aécio a Anastasia. É esse o atual fator de desequilíbrio na comparação entre as duas campanhas. Enquanto sobra Aécio na campanha de Anastasia, está faltando Lula nos programas de Hélio Costa.
A pesquisa revela ainda que há equidade nas comparações entre os dois candidatos. Ambos apresentam a mesma taxa de rejeição. Entre 12 atributos testados pelo Datafolha para identificar a percepção da imagem dos candidatos, Hélio Costa leva vantagem como o mais experiente. Nos demais há empate técnico.
Como o número de indecisos ainda é alto entre os mineiros, há espaço tanto para a continuação da tendência de crescimento de Anastasia quanto para uma reação de Hélio Costa. Como fiéis dessa balança atuam os prestígios de Aécio e Lula.

MAURO PAULINO é diretor-geral do Datafolha


AMANHÃ EM PODER:
Marco Antonio Villa




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