São Paulo, quarta-feira, 09 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CONGRESSO

Senador escala ex-presidentes para discutir projetos de reforma política

DE BRASÍLIA - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), escalou ex-presidentes da República e ex-governadores para integrar a comissão que vai discutir a reforma política.
Na lista, estão os senadores Fernando Collor de Mello (PTB-AL), Itamar Franco (PPS-MG) e Aécio Neves (PSDB-MG), entre outros.
A expectativa é que a comissão seja instalada na semana que vem para dar início às discussões sobre a reforma. O grupo vai reunir os projetos em tramitação no Senado com mudanças no sistema político nacional, além de sugerir outras propostas.
Ao final dos trabalhos, a comissão vai apresentar um projeto de reforma política que será encaminhado para tramitação no Congresso.
"Aceitei o convite para participar da comissão com o sentimento de que ela terá prazo e vai apresentar ao plenário matérias que não sejam absolutamente consensuais", afirmou Aécio Neves.
O ex-governador tucano defendeu a discussão de temas como o financiamento público das campanhas eleitorais e a cláusula de barreira para os candidatos. "Esse seria o núcleo do novo projeto de reforma", disse.
Sarney afirmou que a reforma terá prioridade de tramitação no Senado em 2011.
"Eu já tratei o problema da reforma política com o ministro da Justiça e ele se dispôs a colaborar de toda maneira. Esse é um pensamento do governo de dar prioridade à reforma", disse o peemedebista.


Texto Anterior: Ficha Limpa: Sarney critica a "judicialização da política" e cobra agilidade do STF
Próximo Texto: São Paulo: PMDB paulista vai intervir em cerca de metade dos diretórios municipais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.