São Paulo, quinta-feira, 09 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JANIO DE FREITAS

Rumo aos desvios


Enterrado por mais de 20 pontos de desvantagem, Serra preocupa-se em tirar 26 segundos de Dilma na TV

EXALTADO, ESBRAVEJANTE, Lula explica ao país o motivo das acusações de José Serra a Dilma Rousseff: são feitas "porque ela é mulher".
A ação que José Serra e o PSDB perderam agora no Tribunal Superior Eleitoral, por penetração da propaganda gratuita de Dilma no tempo de seu aliado Netinho, teve um motivo que, se não sabe, não tente imaginar: é impossível.
Enterrados por mais de 20 pontos de desvantagem, Serra e o PSDB preocupam-se em retirar 26 segundos no tempo de Dilma na propaganda gratuita. E por uma vez.
Disputa eleitoral? Passemos depressa a outro assunto.

CRIMINALIDADE
Em paralelo às reações enfim aparecidas no Parlamento Europeu, contra a expulsão de ciganos por Nicolas Sarkozy, a União Europeia ameaça com processo do governo coletivo contra a França, por política de discriminação racial. Como ato preliminar, cobra do governo Sarkozy argumentos que justifiquem suas atitudes.
Em discurso, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, fez um misto de apelo e advertência para "que não se despertem os fantasmas do passado europeu". Cuidadoso demais, à vista do que se passa.
A motivação exposta aos franceses por Sarkozy, para dar início às levas de expulsão, foi a necessidade de combater a criminalidade na França, que estaria ampliada pelos grupos ciganos vivendo precariamente nos arredores de grandes cidades francesas. Mas nenhum processo judicial ou inquérito policial recai sobre as famílias embarcadas contra a vontade para o exterior.
Não são, portanto, reconhecidos participantes de crimes os que o governo Sarkozy está expulsando. Se fossem, em país tão orgulhoso da polícia e da Justiça que tem, não estariam entrando em aviões, deveriam ter entrado há muito, e legalmente, nas prisões.
Estima-se em meio milhão o número de ciganos exterminados, ao lado de deficientes, homossexuais e milhões de judeus, pelo nazismo. Mas bastaria a expulsão de uma só família cigana, sem razão legitimadora desse ato, para caracterizar a discriminação racial na França. E já se vão aos milhares. Na França -é incrível.
O 7 de setembro completou um ano exato da "aliança estratégica" feita por Lula com Nicolas Sarkozy.

LARGADA
O começo adequado. Já o primeiro ato do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos é alvo, como merece, de todas as suspeitas.
É a concorrência para o escritório a ser encarregado dos planos arquitetônicos do Parque Olímpico. Além de chegar ao conhecimento de poucos, as condições exigiram o seu atendimento em apenas 12 dias. O que resulta em eficiente maneira de excluir concorrentes.


Texto Anterior: Solteiras dizem que homens não querem compromisso
Próximo Texto: Padre é preso ao embarcar com € 52,8 mil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.