São Paulo, quinta-feira, 10 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senado aprova reajuste "secreto" a servidor

Membros da Mesa só souberam do projeto na reunião; impacto é de R$ 170 mi na folha

NOELI MENEZES
DE BRASÍLIA

A Mesa Diretora do Senado aprovou ontem um plano "secreto" de reajuste de cargos e salários com impacto de R$ 170 milhões na folha de pagamento da Casa neste ano. O projeto foi mantido em segredo dos próprios integrantes do colegiado até a hora da reunião.
Com a aprovação, a proposta pode ser analisada a qualquer momento pelo plenário e deliberada em votação simbólica. Servidores fizeram campanha pela apreciação ontem.
O impacto na folha de pagamento, que deve chegar a 9,82% em 2010, deve saltar para 12% em 2011, segundo técnicos que tiveram acesso ao plano.
A votação na Mesa foi frustrada inicialmente com a recusa da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) em analisar o projeto.
Outros membros, porém, assinaram a aprovação após a reunião, garantindo maioria. "Eu assinei e outros senadores assinaram", afirmou o presidente do Senado e da Mesa Diretora, José Sarney (PMDB-AP), que disse desconhecer detalhes do plano.
O primeiro-vice-presidente da Mesa, Marconi Perillo (PSDB-GO), disse que saiu da reunião sem votar, mas foi procurado para assinar. "Ainda vou analisar o projeto para depois decidir."
O primeiro-secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), que articulou o projeto, não quis divulgar o documento nem falar sobre o assunto. Sua assessoria disse que ele defende que todos os integrantes da Mesa assinem antes de o plano seguir para o plenário.


Texto Anterior: Servidores invadem fórum e mantêm greve
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: Sanções 4
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.