São Paulo, terça-feira, 10 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRESIDENTE 40 ELEIÇÕES 2010

28% dos candidatos não fizeram prestação parcial

Um quarto dos tucanos e 20% dos petistas ignoraram balanço para TSE Não há

punição para quem não enviou dados agora, mas TSE diz que isso pode pesar contra em julgamento futuro


FERNANDA ODILLA
DE BRASÍLIA

A legislação eleitoral foi ignorada por 28% dos candidatos, que deixaram de apresentar a prestação parcial de contas da campanha na última sexta-feira. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contabilizou 6.244 políticos que desrespeitaram o prazo para divulgar o primeiro balanço de receita e despesa.
Um quarto dos tucanos e 20% dos petistas não prestaram contas. Entre os partidos com candidatos a presidente mais bem colocados nas pesquisas, o PV é o que tem o maior número de candidatos que não prestaram contas: 31% do total de 1.446.
O TSE diz que não há sanção para quem deixou de apresentar receitas e despesas parciais. Contudo, a ausência dessa prestação é registrada no processo do candidato e pode ser agravante no julgamento das contas.
No topo da lista dos que ignoraram a norma, estão os nanicos: PT do B, PTC e PRP, todos com 40% ou mais de candidatos listados pelo TSE.
O secretário de Comunicação do PT, André Vargas, pondera que o TSE pode ter contabilizado candidatos que desistiram da candidatura entre os 283 do PT que deixaram de fazer a prestação.
"Deve ter um percentual que não é candidato, mas ainda não renunciou oficialmente", diz.
Para o secretário de Finanças do PV, Reinaldo Morais, os candidatos podem ter enfrentado dificuldades técnicas e operacionais.


Texto Anterior: Folha sabatina tucano Anastasia hoje em Minas
Próximo Texto: Tribunal fez gastos irregulares, aponta inspeção da Corregedoria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.