São Paulo, sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

"Boa notícia"

Ontem na manchete on-line do espanhol "El País", um dos jornais parceiros do WikiLeaks, "Lula defende Assange e diz que se ameaça a liberdade de expressão". Logo abaixo, "o presidente brasileiro se mostra espantado diante da falta de apoio ao fundador do WikiLeaks".
"Guardian" e "New York Times" postaram o vídeo com as declarações. "Eu não falo português", escreveu o jornalista do primeiro, "mas acho que peguei o que o presidente Lula está dizendo: Bravo, WikiLeaks". O segundo recorreu a "um colega que fala português" e relatou. Comentou, citando o reconhecimento da Palestina, que Lula "parece ter jogado a cautela pela janela" no fim de mandato.

 


Antes dos jornais, o próprio WikiLeaks, no Twitter, havia linkado o mesmo vídeo, postado no Blog do Planalto por Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial da Presidência da República. E Natalia Viana, que escreve o blog da organização no Brasil, informou que "o pessoal do WikiLeaks está comemorando o apoio dado pelo presidente Lula a Julian Assange", no que descreveram como "boa notícia".

SAKINEH
"Guardian" e demais deram com cautela o anúncio, por militantes, de que a iraniana Sakineh Ashtiani havia deixado a prisão. O jornal inglês anotou que, como o canal estatal PressTV estava mostrando imagens de Ashtiani com seu filho, em casa, "cresceu a esperança de que ela tenha sido libertada". E lembrou a campanha mundial que envolveu "amigos e inimigos do Irã", ressaltando Lula, que "ofereceu asilo".

voanews.com
TRANSIÇÃO
A estatal Voice of America, com a foto acima, noticiou a viagem do subsecretário de Estado, William Burns, "para se reunir com integrantes das equipes de transição" de Lula e Dilma Rousseff

FANTOCHE, NÃO
Da Reuters, abrindo análise assinada pelo correspondente Raymond Colitt, "Quem esperava que Dilma Rousseff fosse comandar um governo fantoche para o presidente Lula, quando ela se tornasse a primeira presidente do Brasil, pode começar a repensar".
Ela "administrou habilmente uma grande coalizão no processo de transição, deixou sua própria marca nas políticas econômica e externa e -talvez mais importante- começa a sair da longa sombra do imensamente popular Lula".
Em suma, deu "demonstração clara de liderança presidencial" e de "aliança sólida em sua coalizão de dez partidos", sinalizando "estabilidade política". Diz que o desafio agora é "cultivar apoio genuíno entre o povo brasileiro".

AE/ig.com.br
MULHER NO BC
O portal iG postou que "a economista Zeina Latiff, de 43 anos, deverá integrar a diretoria do Banco Central" e "já teve conversas em Brasília". Como "Dilma quer", ela "será a primeira mulher a ocupar uma diretoria na autoridade monetária"

MAIS GUERRA CAMBIAL
Do correspondente Jonathan Wheatley, ontem no "Financial Times", ecoando entrevista do ministro Guido Mantega, "Brasil está pronto para mais guerra cambial". O "Wall Street Journal" também postou, dizendo que o país "mantém olhar atento sobre o fortalecimento do real e vai agir rapidamente".
Depois, com o mesmo "WSJ" e Reuters, no alto das buscas de Brasil no Google News, "Real fecha mais fraco depois que governo fala em intervenção".
Ao fundo, o "FT" entrevistou um economista do banco UBS, Jonathan Anderson, que alertou para os efeitos da "flexibilização quantitativa" nos EUA, que "vai gerar inflação nos emergentes". Não nas "economias fechadas" de China ou Índia. "Aconselhamos ficar de olho em Brasil, Indonésia e Turquia."

MAIS OU MENOS
Na manchete do "Jornal Nacional", "Um crescimento mais lento" no terceiro trimestre. E no enunciado da agência Dow Jones, "Brasil reduz velocidade e confunde a perspectiva para as taxas de juros", que podem não subir.
Já no enunciado da Bloomberg, "Economia do Brasil tem redução de velocidade menor do que a previsão". Também no "Financial Times", "Brasil no caminho para um crescimento de 7,5%" no ano. Anota, sem maior destaque, que "reduziu levemente a velocidade" no trimestre.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Depois de dois anos, Assembleia deve trocar carros de novo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.