São Paulo, domingo, 11 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

cotidiano em cima da hora

Moradores de Itajaí temem onda de saques

Cidade é uma das mais atingidas pelas chuvas em Santa Catarina

População resiste a sair de casa e comércio reforça segurança para evitar casos como os das enchentes de 2008

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE BLUMENAU
DE SÃO PAULO



O temor de saques tomou conta de moradores e comerciantes de Itajaí (88 km de Florianópolis), uma das cidades mais atingidas pelas chuvas em Santa Catarina.
Cerca de 166 mil pessoas perderam a casa ou tiveram de deixar o imóvel no Estado -13 mil desabrigados e 153 mil desalojados até as 18h.
Ontem, moradores evitavam abandonar suas casas já alagadas com medo de furtos, e supermercados reforçavam a segurança para evitar cenas como as ocorridas na enchente de 2008, quando desabrigados invadiram lojas e levaram mercadorias.
Na madrugada de ontem, a Polícia Militar disse que houve tentativas de saques em bairros de periferia.
O coordenador da Defesa Civil, Onir Mocellin, disse que quem resistiu a sair de casa com medo de saques acabou ilhado e estava sendo resgatado por barcos.
Ontem, o rio Itajaí-Açu atingiu seu nível máximo no município, mais de três metros acima do normal, segundo a Defesa Civil. A previsão é que o nível do rio baixe lentamente.
As chuvas começaram na quarta-feira e atingiram 91 cidades. Um homem morreu em Guabiruba e outro em Itajaí. A Prefeitura de Rio do Sul informou outras duas mortes, ainda não confirmadas pela Defesa Civil estadual.
Não chove desde anteontem e não há previsão de chuva nos próximos dias.
Em Blumenau, o sábado foi de limpeza para os moradores atingidos. O rio ainda está alto e algumas ruas estão alagadas. (LILIANI BENTO, RICARDO SCHWARZ, FELIPE LUCHETE, LUIZA BANDEIRA E ELIPE BÄCHTOLD)


Texto Anterior: Incêndios no DF já destruíram 10 mil hectares de cerrado
Próximo Texto: Vídeo pode identificar ladrões do banco Itaú
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.