São Paulo, terça-feira, 12 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Wikipédia restringe alteração em páginas de Dilma e Serra

RODRIGO VIZEU
DE BELO HORIZONTE

A versão em português da Wikipédia, enciclopédia na internet com a qual qualquer usuário pode contribuir, restringiu o acesso a modificações nos verbetes sobre os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) por excesso de vandalismo.
A decisão vale até depois do segundo turno. Agora, é preciso ser cadastrado para modificar os textos. Antes, qualquer internauta podia fazer alterações.
Segundo o editor e relações públicas da Wikipédia em português, Michel Castelo Branco, o aumento do vandalismo ou de inclusão de fatos não comprovados era esperado na reta final eleitoral.
Entre os ataques contra Dilma que foram ao ar, está o que troca a descrição "Dilma Vana Rousseff é uma economista e política brasileira" por "Dilma Vana Rousseff é uma traficante que vai roubar do Brasil muitas coisas, então, vote Serra".
A petista é acusada de ter a biografia editada por marqueteiros e de ser ateia. Ela se declara católica.
Serra teve o nome trocado por "José Pedágio". Outra alteração cita que o tucano renunciou à Prefeitura de São Paulo mesmo tendo prometido não fazê-lo, e acrescentava: "resta saber se seus eleitores irão novamente usar o nariz de palhaço".
As páginas do site aparecem entre as mais relevantes quando o nome dos candidatos é procurado no Google. O artigo sobre Dilma foi acessado quase 200 mil vezes neste mês; o de Serra, quase 75 mil.


Texto Anterior: Engenheiro emprestou R$ 300 mil a Aloysio
Próximo Texto: Dilma indica que câncer a reaproximou da fé
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.