São Paulo, quinta-feira, 15 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Há mais alianças PSDB-DEM que PT-PMDB

DE BRASÍLIA

Há um fato curioso que diferencia as alianças eleitorais dos principais partidos políticos do país neste ano: nos Estados, é muito mais presente a coligação PSDB-DEM do que a dupla PT-PMDB.
Quando se consideram as disputas estaduais, o PSDB e o Democratas estão juntos formalmente em 21 eleições. O número pode subir para 22 se Sergipe for incluído -mas nesse caso não há aliança entre as duas siglas na eleição para o Senado.
Já o PT e o PMDB estão juntos oficialmente em apenas 14 disputas estaduais.
No plano nacional, as candidaturas a presidente favoritas no momento são representadas pelas coligações lideradas por Dilma Rousseff (PT), com apoio do PMDB, e por José Serra (PSDB), sustentado também pelo DEM.
Dilma e Serra têm apoio de outros partidos. Mas esses são os principais, as âncoras de suas candidaturas.
Em tese, é útil para um candidato a presidente ter nos Estados as mesmas alianças da corrida pelo Planalto. Mas a conjuntura forçou Dilma e Serra a adotarem estratégias diferentes.
No caso do tucano, a aliança com o DEM é antiga e há uma preponderância do PSDB. A rigor, os demistas não têm muito para onde correr nos Estados. Hoje, não governam nenhuma das unidades da Federação.
Já Dilma teve de ceder em vários Estados para que o PMDB aceitasse, pela primeira vez em sua história, apoiar oficialmente o PT num primeiro turno de eleição presidencial. Os peemedebistas também são hoje os que mais têm governadores (nove). Com esse cacife, impuseram aos petistas a concessão de privilégios nos Estados.
O comando petista minimiza as concessões ao PMDB. Acha um outro dado mais relevante: dos 27 governadores atuais, 19 apoiam Dilma. (FR)


Texto Anterior: Eleição em 18 Estados pode ter só 1º turno
Próximo Texto: Presidente 40/Eleições 2010: Eleitor em trânsito pode votar nas capitais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.