São Paulo, quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Lula é "chefe de uma facção" , afirma FHC

Tucano diz que, na Presidência, petista atua como militante para massacrar a oposição e o compara a Mussolini

Para ex-presidente, Lula se assemelha a ditador italiano no "estilo, ao dizer "eu sou tudo, eu quero ter o poder total'"

BRENO COSTA
DE SÃO PAULO

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que vem sendo deixado de lado na campanha de José Serra à Presidência, chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de "chefe de facção" e chegou a compará-lo ao ditador Benito Mussolini (1883-1945), ícone do fascismo.
Líder italiano de 1925 a 1943, Mussolini mergulhou o país no fascismo e entrou ao lado de Hitler na 2ª Guerra.
As declarações foram dadas em entrevista ontem à tarde ao portal Mobiliza PSDB. Na entrevista, FHC voltou a criticar a estratégia de comunicação de Serra.

 

Lula e Mussolini
Outro dia eu vi um filme sobre o Mussolini, "Vincere" (2009). Eu fiquei horrorizado, porque o Mussolini tinha quase unanimidade, todo mundo estava ao lado dele, falava para as massas, muito bem. Faltou quem freasse o Mussolini. Claro que o Lula não tem nada a ver com ele no sentido específico. Mas o estilo, dizer "eu sou tudo, eu quero ter o poder total", não pode. Alguém tem que parar.

"Extirpação" do DEM
Na medida em que um presidente da República quer eliminar um competidor, ele quer o poder total. Isso é abuso do poder político. Caberia até uma consulta ao Supremo Tribunal Federal.
Se você não tiver instrumentos para parar a vontade de poder de qualquer pessoa, quando ela começa a ficar numa espécie de apoteose mental, achando que pode tudo, é perigoso.

"Chefe de facção"
Vejo um presidente que virou militante, virou chefe de uma facção. Claro que tem que ter posição, defender suas ideias -mas outra coisa é você querer massacrar o outro lado.

Escândalos e o eleitor
Tem que dar o exemplo concreto. Você acharia bom se alguém pegasse sua carteira de trabalho para ver quanto você ganha? Palavras abstratas, sigilo fiscal, não.
O povo entende com clareza o que é ter alguém no Palácio do Planalto, na sala ao lado do presidente, tramando para beneficiar uma empresa. Se falar que é o mensalão de novo, a pessoa entende.

Ataques ao seu governo
Às vezes penso se não é um pouco freudiano. Como o presidente Lula perdeu duas vezes de mim, eu acho que ele não engoliu até hoje.
Acho que ele quer me derrotar, mas não dá mais, eu não sou candidato. Não precisava ser tão mesquinho, estar o tempo todo pisando, torcendo dados. Ele está fazendo coisas boas também, podia somar em vez de subtrair.

Conselhos
Se o Serra quiser, estou às ordens, mas eu não gosto da posição de conselheiro do rei. Tem de falar em geral com as pessoas, não é para estar soprando no ouvido.


Texto Anterior: Análise: Texto da Casa Civil já é peça simbólica da radicalização do final da campanha
Próximo Texto: Serra leva à TV fala em que Dirceu chama Dilma de "companheira de armas"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.