São Paulo, quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

ANÁLISE

Texto da Casa Civil já é peça simbólica da radicalização do final da campanha

VERA MAGALHÃES
EDITORA DE PODER

A nota oficial da Casa Civil, com o brasão da Presidência da República, que mistura a defesa institucional de uma ministra de Estado e uma não disfarçada partidarização eleitoral, tem tudo para se tornar uma peça simbólica da radicalização política da reta final da campanha.
De um lado, a oposição usa os dois escândalos recentes -a quebra de sigilo de várias pessoas ligadas ao PSDB e as acusações de que um dos filhos da titular da Casa Civil intermediava interesses de empresas no governo- para tentar reverter a vantagem de Dilma Rousseff (PT) nas pesquisas de intenção de votos.
De outro, Lula deu a senha, em seu depoimento na campanha de Dilma, para a tentativa de petistas e autoridades de tentar reduzir todas as denúncias de irregularidades a um suposto complô entre a imprensa e a oposição.
Não é por acaso que José Dirceu, se sentindo à vontade no ambiente de uma palestra para sindicalistas na Bahia, diz que existe "excesso de liberdade" de imprensa no Brasil. O ex-ministro pode até negar as declarações -divulgada pelo próprio PT-, mas esta é uma fala recorrente para quem já conversou ao menos uma vez com o ex-chefe da Casa Civil de Lula.
O próprio presidente não perde uma chance, nas últimas semanas, de contrapor sua imensa popularidade ao que chama de "formadores de opinião", criando um ambiente de acirramento institucional que chega ao ápice a 20 dias das eleições.
Ao blindar Erenice no mesmo texto em que chama José Serra de "aético" e "derrotado", é o governo -e não a imprensa- que está associando as acusações de lobby na Casa Civil à campanha do PT e ao gabinete de Lula.


Texto Anterior: Presidente 40 Eleições 2010
Nota oficial do governo chama Serra de "aético e já derrotado"; oposição reage

Próximo Texto: Lula é "chefe de uma facção" , afirma FHC
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.