São Paulo, quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em MG, Costa tenta resistir com ajuda petista

Para evitar virada de Anastasia, peemedebista terá socorro de Lula, Dilma e Pimentel

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

A coordenação da campanha de Hélio Costa (PMDB) ao governo de Minas batizou de "onda vermelha" o momento atual da campanha, em que o PT se articula para evitar a virada do governador Antonio Anastasia (PSDB).
O socorro vem com o presidente Lula, a candidata Dilma Rousseff e o apoio do grupo do ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, que vai articular as ações na região metropolitana de BH.
O reforço no reduto mais forte do PT-MG chega no instante em que Costa se vê ameaçado por Anastasia, que tenta a reeleição cacifado pelo tucano Aécio Neves.
Dilma vai hoje a Varginha fazer campanha com Costa e, na sexta-feira, se encontrará com Lula em Juiz de Fora (MG) para um novo comício. Na semana passada, eles estiveram em Betim, onde Lula apelou a Pimentel para se engajar na campanha de Costa.
Até então, o grupo de Pimentel estava fora da coordenação da campanha. Os únicos petistas envolvidos eram os ligados a Patrus Ananias, candidato a vice. Pimentel conduzia sua campanha ao Senado separadamente.
Dois integrantes do grupo de Pimentel -o vice-prefeito licenciado de BH, Roberto Carvalho, e Paulo Moura, ex-secretário de Governo do ex-prefeito- vão coordenar o trabalho com o deputado federal Virgílio Guimarães.
A região metropolitana soma 4,5 milhões de eleitores -quase um terço do total do Estado (14,5 milhões). Apenas BH tem 1,82 milhão.
"A arrancada em BH e na região metropolitana sempre decidiu as eleições em Minas", disse Carvalho.
Mas Costa já perdeu a liderança na região e na capital. Em BH, o tucano tem 45% das intenções de voto e Costa, 35%, segundo o Datafolha. Na região, ele tem 36% contra 41% de Anastasia.
Anastasia tem mantido crescimento constante no Estado. O Datafolha aponta empate técnico. Costa tem 39% contra 36% do tucano. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Na pesquisa Ibope divulgada anteontem, Anastasia aparece nove pontos à frente. Tem 41% contra 32%.


Texto Anterior: Em alta, Lindberg já tem dívida de R$ 1,5 milhão
Próximo Texto: Alagoas: Ibope indica empate técnico entre Collor, Lessa e Teo Vilela na disputa ao governo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.