São Paulo, segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Sem Dia D

Na contramão dos que esperam uma "semana quente" para a montagem do futuro governo, representantes dos principais partidos que apoiam Dilma Rousseff retornarão a Brasília do feriado cientes de que a petista continuará a lhes "dar um gelo". A presidente eleita sinaliza aos mais próximos que não pretende gerar uma procissão de insatisfeitos com um mês e meio de transição ainda pela frente.
Ela também foi aconselhada a evitar -exceção feita à equipe econômica- o anúncio em blocos da equipe ministerial. Argumento: os últimos cargos da fila seriam disputados a tapa pelos partidos.



Veja bem Quem conhece Dilma diz que os holofotes jogados sobre a empresa do marido de Maria das Graças Foster não irão, ao menos por ora, excluí-la da lista de ministeriáveis. Ressalva: depois do revés sofrido com Erenice Guerra na Casa Civil, a presidente eleita vai olhar com lupa as relações de seus indicados mais próximos.

#prontofalei De Tião Viana (PT-AC), governador eleito, mostrando em postagem no Twitter que nem tudo são flores entre os recém-casados PT e PMDB: "O Sérgio Cabral cobrando bilhões da União... Pensa que dinheiro nasce em árvore".

Etiqueta 1 Do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), a respeito da sugestão, ouvida entre seus correligionários, do nome de Moreira Franco para o Ministério das Comunicações: "O partido vai esperar pelos critérios de Dilma. Não há nenhum nome definido".

Etiqueta 2 Ainda o deputado: "Achamos muito boa a sugestão do PT para que Michel Temer (PMDB) acumule a vice-presidência e o Ministério da Defesa".

Acessório Observação de um fotógrafo que acompanhou Dilma desde os primeiros dias da campanha: pós-eleição, ela intensificou o uso de óculos escuros.

Outra cara Geraldo Alckmin quer dar novo perfil à Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, considerada muito "patronal" durante a gestão de José Serra. O governador eleito tende a escalar para o cargo um nome egresso do sindicalismo ou pelo menos com bom trânsito no meio.

Agenda Uma das reivindicações que as centrais sindicais levarão ao tucano é a de participação ativa nas negociações do salário mínimo regional, hoje de R$ 560. A data-base do reajuste é abril, mas o novo valor do piso da remuneração paga no Estado deve começar a ser discutido desde a posse.

Currículo Alckmin sonda nomes do PPS para a secretaria. Davi Zaia, deputado estadual e presidente da Federação dos Bancários, e Chiquinho Pereira, secretário de organização da UGT (União Geral dos Trabalhadores), são os favoritos.

Consultório O tucano promove nesta semana a primeira rodada de reuniões com as bancadas aliadas estaduais. Ouvirá, no escritório de transição, sugestões de nomes para o governo.

Diálogo setorial Alckmin manifesta a intenção de assumir pessoalmente a interlocução com os setores produtivos, inclusive na seara tributária, tarefa delegada pelo antecessor José Serra à Secretaria da Fazenda.

Viveiro A lista de interessados na liderança da bancada de deputados do PSDB ganhou mais um nome: o presidente do partido, Sérgio Guerra (PE), que em fevereiro trocará o Senado por uma vaga na Câmara.


com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Dilma, antes mesmo de assumir, já precisa promover uma reforma no futuro ministério."
DO DEPUTADO RODRIGO MAIA (DEM-RJ), sobre o fato de a empresa do marido de Maria das Graças Foster, cotada para o primeiro escalão da petista, ter multiplicado contratos com a Petrobras depois que ela virou diretora na estatal.

contraponto

De carteirinha

Ellen Gracie discursava, na sexta-feira passada, em cerimônia na qual recebeu a medalha do mérito Farroupilha, maior distinção concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
-Com essa medalha, me sinto abraçada por todos os gaúchos- declarou a ministra, primeira mulher a ingressar no Supremo Tribunal Federal.
Súbito, o presidente da Casa e proponente da homenagem, Giovani Cherini (PDT), empolgou-se:
-Devo confessar que às vezes ligo a TV Justiça só para os ver seus pronunciamentos. Sou seu fã...


Próximo Texto: Marco do pré-sal pode dar a Dilma caixa de R$ 20 bi
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.