São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maioria dos candidatos tem mais de 45 anos

FILIPE COUTINHO
DE BRASÍLIA

A maioria dos candidatos nas eleições de outubro são homens, casados, não têm ensino superior, passaram dos 45 anos e disputam uma vaga nas Assembleias estaduais.
Os dados são do último levantamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que contabilizou dados de 20.335 candidatos em todo o país. Os números foram atualizados ontem e serão consolidados até o dia 20.
O levantamento mostra que a política brasileira ainda está longe da juventude. Apenas 12% dos políticos têm entre 18 e 34 anos, enquanto 61% passaram dos 45 anos.
A principal profissão apontada (16%) é "outros", escolhida pelo candidato que prefere não categorizar sua ocupação.
Em segundo lugar, aparece empresário (8%). Em quinto, consta "deputado". No total, 1.027 políticos adotaram o cargo temporário como profissão e disputam a reeleição.
Embalado pela candidatura de Marina Silva à Presidência, o PV divide com PT e PMDB o topo da quantidade de candidaturas, com 6,25%. PMDB e PT têm 6,11% e 6,02%, respectivamente.


Texto Anterior: Número de deputadas deve crescer 30%
Próximo Texto: 33 candidatos ao governo são impugnados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.