São Paulo, segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra faz visita a casa de deficiente em MG

CATIA SEABRA
DE SÃO PAULO

"Minha história começou em 83, quando nasci. Lá em São Paulo, os médicos constataram que eu tinha deficiência. Alguns acreditavam que viveria pouco tempo."
Vinte e sete anos depois, a história de Alex Gomes Alves será retratada no programa de TV da campanha de José Serra (PSDB) à Presidência.
"Quando disse à minha mãe "o Serra vai lá em casa amanhã", ela perguntou: que Serra?", conta Alex, que há duas semanas abriu as portas da casa, ainda em construção, para o tucano.
Portador de síndrome de West -um tipo raro de epilepsia, causador de deficiência intelectual-, Alex foi desenganado ainda bebê.
Informada com o prognóstico, a mãe, Girlene, mudou-se para Minas. Lá, em Capim Branco, percorria 51 km para levar a criança à escola especial, em Belo Horizonte.
Aos 7 anos, Alex foi matriculado numa escola da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) na vizinha Matosinho. Em 1997, Girlene fundou uma escola da Apae em Capim Branco.
Foi lá que Alex conheceu Vana, 21, sua mulher. "Ela também tem deficiência intelectual. Não lembro qual."
Hoje, Alex trabalha na Federação de Apaes, em BH.
Seu depoimento chegou à equipe de Serra e às mãos do candidato por sugestão do presidente da entidade, o deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB-MG).
Serra costuma correr atrás de depoimentos como esse em suas viagens pelo Brasil.
Em Itabuna (BA), foi recebido por uma agente de saúde beneficiada com um curso de formação do Ministério da Saúde. No PR, "entrevistou" um casal de trabalhadores rurais sobre o futuro da filha.
"O encontro na minha casa foi muito legal. A pessoa que está na TV é totalmente diferente. Minha esposa mesmo não estava acreditando que era o Serra", diz Alex. A mãe dele, petista, também conversou com o candidato.


Texto Anterior: Programa de Dilma vai exibir lado "sensível"
Próximo Texto: Foco: Chamados de "playboys", jovens criam vídeos pró-Serra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.