São Paulo, segunda-feira, 16 de agosto de 2010

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FOCO

Chamados de "playboys", jovens criam vídeos pró-Serra

RODRIGO VIZEU
DE BELO HORIZONTE

Em Minas, onde se costuma questionar o engajamento de tucanos na campanha de José Serra (PSDB), surgiu uma "tropa de choque" de jovens com estilo "yuppie" que promove a candidatura do presidenciável na internet.
A "Turma do Chapéu" é formada por jovens de classe média e alta de BH ligados à juventude do PSDB. Na faixa dos 20 anos, eles são advogados, empresários, publicitários e universitários.
Dizem que sua marca registrada, o chapéu-panamá, é inspirada nos presidentes Juscelino Kubitschek e Franklin Roosevelt (EUA), além do aviador Santos Dumont.
O grupo produz vídeos de humor -todos favoráveis- com "bastidores" da campanha de Serra a presidente e dos tucanos Antonio Anastasia ao governo de MG e Aécio Neves ao Senado.
A peça mais famosa é o vídeo "O Serra que é o tal", reação ao "Dilmaboy", publicitário de Goiás que gravou uma performance pró-Dilma.
A turma também transmite ao vivo pela internet um programa à la "CQC", da Band. No Twitter, trocam ataques constantes com as juventudes do PT e do PMDB.
Estúdio, equipamentos de gravação e edição e viagens por Minas são bancados pelo PSDB e por recursos próprios, dizem eles.
Apesar de estar agradando a cúpula do partido, o administrador Thiago Nagib, 26, reclama que ele e seus amigos sofrem preconceito e são "acusados de ser playboys".
Por isso decidiram maneirar no uso de ternos, carros importados, celulares caros.
Nagib, que é sócio de três empresas, lamenta: "Continuar com esse estilo, que eu adoro, repercute no candidato. Hoje é "cool" ter cara de necessitado, de auxiliado pelo governo. Não é nosso esquema, a gente paga imposto".


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