São Paulo, segunda-feira, 16 de agosto de 2010

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WOILE GUIMARÃES

Sócio de Gonzalez, marqueteiro volta ao primeiro plano

DE SÃO PAULO

O jornalista Woile Guimarães, 71, volta à cena na campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) ao governo paulista. Não que andasse afastado; apenas não gosta de estar em primeiro plano. Em geral quem aparece como marqueteiro é seu sócio e amigo Luiz Gonzalez.
Foi assim nas campanhas de Mario Covas ao governo estadual, de Alckmin à Presidência e na vitória de Gilberto Kassab (DEM) à Prefeitura de São Paulo.
Guimarães trabalha com política desde 1989, quando tentou eleger Mário Covas (PSDB) à Presidência. Não foi para o segundo turno, mas tomou gosto pela coisa.
Com Gonzalez, trabalhou para vários partidos, inclusive o PT. Mas é com os tucanos que tem mais afinidade, ao menos em São Paulo.
Em 2010, Guimarães é "publicamente" o marqueteiro de Alckmin enquanto Gonzalez fica na campanha de José Serra. Mas, na prática, é tudo uma coisa só: a Campanhas, agência que os dois criaram na GW, uma das maiores produtoras de TV do país, que também produz programas para a TV Globo e o Sportv.
Gonzalez é dono também da Lua Branca Propaganda, que já recebeu R$ 77,6 milhões da prefeitura desde a eleição de Kassab.
Antes de se dedicar à política e à GW, Guimarães trabalhou na TV Globo, onde ingressou na década de 1970 e chegou a dirigir os "telejornais de rede", inclusive o "Jornal Nacional".
Também trabalhou na editora Abril e em "O Estado de S. Paulo" e no "Jornal da Tarde". Começou no jornalismo na Folha, como revisor, em 1959, e chegou a secretário de Redação.
Discreto, não dá entrevistas nem fala sobre os programas de TV. A Folha pediu entrevista na semana passada, sem sucesso. (EVANDRO SPINELLI)


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