São Paulo, segunda-feira, 16 de agosto de 2010

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PERFIS

AUGUSTO FONSECA E MARCELO SIMÕES

"Baianidade" e estratégia fazem o marketing petista

DE SÃO PAULO

A dupla que comanda o marketing da campanha do senador Aloizio Mercadante ao Palácio dos Bandeirantes chegou ao PT de São Paulo pelas mãos do marqueteiro de Dilma Rousseff. Indicados por João Santana, os jornalistas Augusto Fonseca e Marcelo Simões -um carioca, outro baiano- foram contratados pelo PT paulista em busca de integração entre as campanhas estadual e nacional.
Fonseca, que trabalhou nas campanhas de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1994, à Presidência, e de Marta Suplicy (PT), em 2000, à prefeitura paulistana, foi procurado em março pelo PT. Não fechou negócio pois até abril estava cuidando da pré-campanha de Ciro Gomes (PSB), descartado pelo partido em prol de Dilma.
Quando retomou as negociações com o PT, encontrou na equipe Simões -que fez a campanha de Mercadante ao governo, em 2006, quando o petista foi derrotado no primeiro turno por José Serra (PSDB).
Para o PT paulista, os estilos dos dois se complementam. Decidiu-se que trabalhariam juntos, por pelo menos R$ 10 milhões.
Fonseca, o homem da estratégia, é aficionado por pesquisas qualitativas. Estressado assumido, tem dois filhos e certa resistência à imprensa.
Simões cuida da criação. "Ele tem aquela baianidade, sabe? E um texto excelente", crava Mercadante.
O desafio da dupla é reverter a ampla vantagem de Geraldo Alckmin, que no último Datafolha atingiu 54% das intenções de voto, contra 16% do petista. O terceiro colocado, Celso Russomanno, tem 11% da preferência dos eleitores.
Os petistas apostam suas fichas nos programas do horário eleitoral, a partir de amanhã. (DANIELA LIMA)


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