São Paulo, quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Acusações contra Israel são "graves", diz procurador

FELIPE SELIGMAN
DE BRASÍLIA

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou ontem que são "graves" as denúncias de prática de lobby contra o filho da ministra Erenice Alves Guerra (Casa Civil), Israel Guerra.
Ele falou, no entanto, que ainda é "prematuro" ligar diretamente a ministra ao esquema. Gurgel pediu ontem para que a Polícia Federal envie tudo o que já reuniu de elementos no inquérito aberto para investigar o caso.
"As notícias apontam para fatos graves, mas ainda não temos elemento algum que aponte a responsabilidade, se envolve ou não envolve a ministra", disse Gurgel.
Ele afirma que, enquanto não houver indícios suficientes para dizer que Erenice participava do lobby organizado por seu filho, o caso será investigado pela Procuradoria da República do DF.
Para ele, o primeiro passo a ser dado pelos investigadores é convocar os que foram citados em reportagens para que deponham.
"Temos que fazer apuração preliminar dos fatos para ver se há elementos mínimos que justifiquem que a ministra seja ouvida", afirmou.
Segundo reportagem publicada na revista "Veja", Erenice teria atuado para viabilizar negócios nos Correios intermediados por uma empresa de consultoria de propriedade de seu filho.
Gurgel diz que o Ministério Público não será utilizado como instrumento eleitoral e que agirá com equilíbrio e imparcialidade.
"O Ministério Público tem essa preocupação de não virar instrumento de campanha, nem da campanha da ministra Dilma nem da campanha do governador Serra."
O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, defendeu ontem o afastamento imediato da ministra. Para a entidade, ela pode influenciar nas investigações. "Não se pode falar em moralidade, transparência e apuração se a ministra se mantiver no cargo."


Texto Anterior: Para Planalto, nota de ministra foi um erro
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: "Não estão parando"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.