São Paulo, sábado, 16 de outubro de 2010

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Campanha de Dilma dobra projeção de gasto no 2º turno

Coligação amplia teto de despesas de R$ 157 mi para R$ 191 mi

RANIER BRAGON
DE BRASÍLIA

A campanha de Dilma Rousseff (PT) para a Presidência alterou sua previsão de gastos, dobrando a expectativa de desembolso no segundo turno -de R$ 47 milhões para R$ 94 milhões.
A coligação encabeçada pelo PT ingressou ontem no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com pedido de ampliação do teto geral de gastos da campanha (primeiro e segundo turnos), de R$ 157 milhões para R$ 191 milhões.
Em julho, o PT montou uma planilha com expectativa de gastar R$ 110 milhões no primeiro turno e os R$ 47 milhões restantes em um eventual segundo turno.
O tesoureiro da campanha petista, José de Filippi Jr., afirmou que as despesas na primeira fase da disputa ficaram em cerca de R$ 97 milhões. Ou seja, com o novo teto, há espaço para gasto de R$ 94 milhões neste mês de outubro.

APORTE ESTADUAL
O tesoureiro disse que o principal motivo para o aumento do teto de gastos foi o aporte de dinheiro para os Estados, principalmente São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
"Como nesses importantes locais [que concentram 42% do eleitorado nacional] a campanha estadual acabou no primeiro turno, nós teremos que assumir completamente os gastos", afirmou Filippi Jr.
Ele acrescentou que essas despesas nos Estados (confecção e distribuição de santinhos, contratação de cabos-eleitorais, comícios, carreatas, telemarketing etc.) superarão, nessa fase, o valor usado para produção do programa de TV, tradicionalmente a parte da campanha que gera mais custos.
O presidente do PT e coordenador da campanha, José Eduardo Dutra, disse que a principal demanda nos Estados é por material gráfico regionalizado. Ele deu como exemplo Minas Gerais, cujo slogan agora é "Dilma é Minas na Presidência".
No pedido entregue ao TSE, a coligação reserva R$ 15 milhões (já incluídos nos R$ 191 milhões de teto) para gastos do PMDB, partido que integra a vice na chapa de Dilma.
O tesoureiro petista afirmou ainda que a campanha de Dilma arrecadou R$ 102 milhões no primeiro turno e gastou R$ 97 milhões. Ficou assim com um caixa provisório de R$ 5 milhões, que já teria crescido para pouco mais de R$ 10 milhões.
A campanha de Serra estabeleceu como teto de gastos, no início da campanha, o valor de R$ 180 milhões. Não houve até agora pedido para elevação desse limite. Os tucanos fecharam o primeiro turno com deficit de R$ 20 milhões.


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