São Paulo, quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dilma pede, e Mantega troca titular da Receita

Carlos Barreto substituirá Otacílio Cartaxo no comando do órgão, foco de escândalos

DE BRASÍLIA

O ministro Guido Mantega (Fazenda) anunciou sua nova equipe, seguindo determinação da presidente eleita, Dilma Rousseff -que pediu sobretudo a troca na Receita.
O órgão passará a ser comandado por Carlos Alberto Freitas Barreto. Ele era o número dois da Receita na gestão de Jorge Rachid, secretário exonerado em 2008.
Dilma não queria a manutenção de Otacílio Cartaxo no comando do fisco por avaliar que ele não conseguiu controlar o órgão, pivô de escândalo de acesso a dados.
Ontem, o STF mudou recente entendimento do tribunal e decidiu que a Receita só pode acessar dados bancários sigilosos de contribuintes investigados com autorização judicial. A decisão só vale para a empresa GVA, investigada pela Receita, mas serve como jurisprudência.
Mantega oficializou ainda que Nelson Barbosa como no secretário-executivo da Fazenda. Ele ficará no lugar de Nelson Machado, a quem Dilma responsabiliza pela falta de controle na Receita desde a saída de Rachid.
Para a Secretaria de Política Econômica, posto atual de Nelson Barbosa, foi anunciado o economista Márcio Holland de Brito, professor da Fundação Getulio Vargas.
No Tesouro, será mantido Arno Augustin, que havia sido convidado para a Secretária de Finanças no Rio Grande do Sul. O diplomata Carlos Márcio Bicalho Cozendey foi confirmado na Secretaria de Assuntos Internacionais.


Texto Anterior: Juiz internacional vê caminho para novas ações contra Anistia
Próximo Texto: STF muda decisão sobre acesso da Receita a dados
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.