São Paulo, sábado, 17 de julho de 2010

Próximo Texto | Índice

Painel

RANIER BRAGON (interino) - painel@uol.com.br

A volta de Walfrido

Réu no processo que investiga o valerioduto tucano, o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia assumiu a coordenação-executiva em Minas Gerais do movimento suprapartidário de prefeitos pró-Dilma Rousseff (PT). Aliado de Lula e do PT, Walfrido já havia oferecido neste ano uma casa sua para uso de Dilma em Brasília, mas o PT achou por bem declinar.
Filiado no ano passado ao PSB, o ex-ministro integrou em 98 a coordenação da campanha do tucano Eduardo Azeredo ao governo de Minas -"laboratório" do mensalão do PT, segundo o Ministério Público. Walfrido já participou de duas reuniões do movimento, a última no comitê central de Dilma, na terça.




Dilmasia O convite a Walfrido foi feito pelo coordenador-geral do movimento em Minas, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), expoente do grupo de apoio ao tucano Antonio Anastasia para governador e Dilma para presidente.

Outros tempos Ex-petistas chamavam a atenção para a panfletagem que convidava ontem a população do Rio para o comício de Dilma, Lula e Sérgio Cabral (PMDB). No lugar de militantes, moças bem vestidas distribuíam convites azuis -nada do vermelho petista- com a foto dos três e sem nenhuma mensagem política escrita, outro "atentado" contra costumes petistas.

Hit Na concentração para o comício da Cinelândia, enquanto esperavam por Lula para tomar o avião rumo ao Rio, ministros, assessores e seguranças do presidente se divertiam com o vídeo do "Dilmaboy", sucesso na rede.

Abrigo Pouco antes de discursar em Diadema (SP) na inauguração de um projeto de urbanização, ontem, Lula "afanou" as luvas do ministro Márcio Fortes (Cidades) para enfrentar o frio.

Tal filha A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), lançou a mãe, Luiza Lins (PT), candidata a deputada estadual.

Troco Vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas preparou ação por danos morais contra a União. O secretário da Receita, Otacílio Cartaxo, afirmou que o sigilo do tucano foi acessado umas "cinco ou seis vezes".

Máquina No comando da campanha de José Serra, as desculpas que Lula pediu por ter citado Dilma em evento oficial foram vistas como um sinal de que o presidente tende a maneirar daqui em diante. Apesar de não acreditarem em punição concreta, avaliam que manifestações como "abuso de poder político" e "mau uso da máquina", vindas da vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, soam mais ameaçadoras do que multas.

Bloco na rua Durante reunião do comando do PSDB com diretórios estaduais e aliados, na segunda, surgiram as primeiras queixas de demora no envio de material de campanha de Serra aos Estados. Responsável pela área, Sérgio Kobayashi prometeu que a primeira leva ficará pronta até o final da semana que vem.

Repaginou Marina Silva (PV) apareceu em Goiânia ontem com um novo visual: a candidata verde trocou o coque rígido por um rabo de cavalo, arrematado numa presilha de capim dourado.

Alerta Apesar dos sinais tranquilizadores do PSB, causou apreensão em Brasília a "volta" de Ciro Gomes (PSB) ao noticiário afirmando ter sido "feito de bobo".

ABC A lei veta a candidatura de pessoas que não sabem ler e escrever, mas seis candidatos a deputado declararam ser analfabetos.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

tiroteio

Ao contrário do governo federal, em São Paulo não se engole sapos políticos em matéria de licenciamento ambiental.

DE XICO GRAZIANO, ex-secretário estadual de Meio Ambiente e coordenador do programa de governo de Serra, sobre a afirmação de Lula, segundo quem São Paulo cria dificuldades para fazer obras.

contraponto

Fora do padrão

Em campanha para retornar ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin participava na segunda-feira de caminhada no município de Araras, leste do Estado. Nem bem havia percorrido uns poucos metros na companhia de aliados, o tucano foi abordado por um vendedor ambulante que carregava um cesto de rosas:
-Leve uma para dona Lu, candidato!
Alckmin agradeceu, mas achou melhor recusar:
-É complicado... Eu nunca apareço com flores. Se aparecer hoje, ela é capaz de ficar desconfiada...


Próximo Texto: Corregedor da Receita quer encerrar caso EJ em 60 dias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.