São Paulo, sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dilma inicia mudanças no setor de aviação civil

Governo anuncia troca na cúpula da Infraero

DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff iniciou ontem as prometidas mudanças no setor de aviação civil.
O Ministério da Defesa tirou da Infraero seu atual presidente, Murilo Barboza, abrindo caminho para a nomeação de Gustavo do Vale para comandar a estatal que administra aeroportos.
Vale é diretor do Banco Central e foi escolhido para seu novo posto com a ajuda do atual presidente da autoridade monetária, Alexandre Tombini.
Ele permanece no banco até que o Senado aprove o nome de seu substituto, Sidnei Corrêa Marques.
Segundo a Folha apurou, o governo enviará ao Congresso a medida provisória que institui a Secretaria de Aviação Civil, o que deve ocorrer na semana que vem.
Com status de ministério, a secretaria ficará sob comando de Rossano Maranhão, presidente do banco Safra e ex-presidente do Banco do Brasil no governo Lula.

2014 E 2016
Dilma queria mudar toda a estrutura do setor, pois deseja ter a infraestrutura necessária para preparar o Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016.
De saída da Infraero, Barboza, ligado ao ministro Nelson Jobim, foi nomeado para a Secretaria de Compras do Ministério da Defesa.
Depois de criada a Secretaria de Aviação Civil, o governo federal começará a implantar seu projeto de abrir espaço para o setor privado construir e operar terminais de aeroportos no país, na tentativa de reduzir os gargalos na área.
Além disso, fará a abertura do capital da Infraero, podendo colocar no mercado até 49% das ações da estatal.
No governo Lula, a ideia era que a Infraero bancasse sozinha todas as obras aeroportuárias no país.
Dilma, entretanto, decidiu mudar o projeto diante do prazo escasso para fazer as reformas e ampliações nos aeroportos até a Copa do Mundo no Brasil, em 2014.


Texto Anterior: Projeto que dificulta censura a biografias retorna à Câmara
Próximo Texto: Curitiba: Tucanos antecipam disputa interna por candidato para 2012
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.