São Paulo, sexta-feira, 18 de junho de 2010

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Marina apoia "controle social" da imprensa

Ação, porém, não deve acarretar censura, diz

DE BRASÍLIA

Em debate com estudantes da Universidade de Brasília, a candidata do PV à Presidência, Marina Silva, foi questionada sobre seu posicionamento a respeito do "monopólio dos meios de comunicação", especialmente de rádios e televisões, e sobre "controle social" da mídia.
A candidata respondeu que é preciso ter "cuidado para que essa ideia de controle não nos leve a qualquer tipo de aparelhamento que possa ser confundido com cerceamento da liberdade de expressão, com cerceamento da liberdade de informação que as pessoas devem ter".
Marina disse ainda que "o controle social é uma conquista da sociedade brasileira que precisa ser aprofundada". Segundo ela, o controle pressupõe "o acesso às informações para que a sociedade saiba em relação a que ela está se colocando".
A Folha questionou Marina a respeito de uma eventual criação de um conselho nacional para jornalistas, tema de ampla polêmica no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A candidata disse que não defende sua concepção.
Marina afirmou que apoia, porém, o melhor funcionamento do conselho de comunicação que analisa, no âmbito do Congresso Nacional, as outorgas e concessões de rádios e televisões.


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