São Paulo, quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidenciáveis preveem debate tenso hoje

Em queda nas pesquisas, Serra foi aconselhado a se comparar com Dilma; petista se preparou para "pegadinhas"

O debate Folha/UOL será realizado no Tuca, em SP, às 10h30, e vai ser transmitido ao vivo por meio da internet


DE SÃO PAULO

Os três candidatos à frente nas pesquisas de opinião se enfrentam hoje no primeiro debate on-line entre presidenciáveis, promovido pela Folha e pelo UOL a partir das 10h30, em São Paulo.
A expectativa nas campanhas é que o encontro seja tenso, refletindo o momento da campanha após o início do horário eleitoral gratuito.
Com transmissão ao vivo pela internet, o evento terá a participação de Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).
Foram convidados os presidenciáveis com 10% ou mais das intenções de voto segundo a última pesquisa Datafolha. Por essa regra, o candidato Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), que não pontuou, não participará.
Com apenas três candidatos, o debate Folha/UOL permitirá mais oportunidades de embate direto entre os favoritos à sucessão de Lula.
Nos encontros promovidos pelas emissoras de TV, a Lei Eleitoral impõe a participação de todos os concorrentes cujos partidos têm representação no Congresso.
O debate será no Tuca (teatro da PUC-SP), em São Paulo, às 10h30, onde foi promovido ontem o primeiro debate on-line com candidatos ao governo de São Paulo.

TÁTICAS
Dilma fez uma preparação semelhante à do debate anterior, na TV Bandeirantes. Segundo a coordenação de campanha, o foco é "debater propostas", mas a petista também estará preparada para responder a "pegadinhas" dos adversários.
Como a maior parte das perguntas virá de internautas, o treinamento da candidata focou em temas de interesse de jovens e da vida cotidiana, com muitos números das ações do governo Lula.
Em queda nas pesquisas, Serra foi aconselhado a acentuar a comparação direta com a adversária petista.
Segundo estratégia discutida na noite de ontem, ele deverá explorar a falta de experiência administrativa da petista e ressaltar sua própria experiência. A orientação é que evite demonstrar agressividade ou passar a ideia de desespero após os resultados das últimas pesquisas.
O coordenador da campanha do PV, João Paulo Capobianco, disse que Marina manterá a atitude de não atacar os adversários.
No entanto, aliados recomendaram que ela seja mais incisiva em suas falas, para não ser marginalizada pela polarização entre os dois rivais, como ocorreu na Band.

PERGUNTAS
Organizado em seis blocos, o debate terá, na primeira metade, perguntas entre os candidatos. No quarto e no quinto bloco, internautas farão as perguntas. No último bloco, responderão a questões de jornalistas e farão considerações finais.
A mediação do evento é de Fernando Rodrigues, colunista da Folha e do UOL.
Os jornalistas Josias de Souza (Folha), Renata Lo Prete (Folha) e Rodrigo Flores (UOL) farão perguntas no sexto bloco.
Entre os veículos credenciados a transmitir o debate ao vivo por seus portais na internet estão: e-Band, JC Online (Recife), O Povo (Fortaleza), A Tarde (Bahia), Vírgula (São Paulo), Videolog (Rio de Janeiro), Metropolitana FM (Rio de Janeiro), Portal Imprensa (São Paulo), Congresso em Foco (Brasília), Convergência Digital (Brasília), Última Instância (São Paulo), Jus Navigandi (Teresina) e Blog do Noblat.
A lei impede a transmissão ao vivo do debate em rádio e na televisão.


Texto Anterior: Debate de vices: Indio volta ao ataque contra Dilma e PT
Próximo Texto: Lula diz que terá papel ativo em eventual governo Dilma
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.