São Paulo, sábado, 19 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ITAMARATY

Ministro minimiza benefícios do uso de passaportes diplomáticos

DE BRASÍLIA - O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, minimizou ontem as vantagens do uso de passaportes diplomáticos.
Em entrevista ao programa "Bom Dia, Ministro", veiculado pela estatal Empresa Brasil de Comunicação, ele disse que "o passaporte diplomático não traz grande benefício adicional [em relação] ao passaporte comum". "O passaporte comum já é muito respeitado no exterior", afirmou.
Os benefícios concedidos pelo passaporte diplomático são acesso à fila de entrada separada e dispensa de visto em alguns países que o exigem -além de ser tirado sem custo.
Patriota disse, ainda, que é a favor de mais transparência e de que não haja abuso na concessão do documento -além dos cargos que têm direito por decreto, outras pessoas podem recebê-lo em caráter excepcional. Entre 2006 e 2010, 328 documentos foram concedidos dessa maneira.
Patriota lembrou que houve mudança nas regras de concessão -a partir de agora os nomes dos beneficiados e a justificativa para emissão serão publicados. Com a alteração, ele acredita que o número de passaportes emitidos em caráter especial irá diminuir.
Esquivou-se, porém, do questionamento sobre a lista de beneficiados entre 2006 e 2010. Disse que está "examinando a melhor forma de atender aos pedidos".

Texto Anterior: Kassab troca assessoria para tentar melhorar aprovação
Próximo Texto: Justiça eleitoral: Ministério Público pede cassação de senador e governador do Acre
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.