São Paulo, sábado, 19 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

JUSTIÇA ELEITORAL

Ministério Público pede cassação de senador e governador do Acre

DE BRASÍLIA - O Ministério Público Eleitoral entrou ontem com recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo a cassação do governador do Acre, Tião Viana (PT) e do seu irmão, senador Jorge Viana (PT), eleitos em 2010.
Eles são acusados de abuso de poder econômico, abuso de poder político e uso irregular de meios de comunicação.
Segundo a acusação, eles teriam atuado para conduzir a linha editorial de jornais e de emissoras de rádio e televisão da região, fortalecendo suas imagens por meio de matérias jornalísticas positivas e com críticas aos adversários.
Há também a suspeita de que teriam articulado esquema de financiamento de campanha com recursos públicos.
Na ação, o Ministério Público sustenta que o governo do Acre, por meio de uma empresa de publicidade, teria destinado dinheiro aos principais jornais do Estado em troca de matérias favoráveis.
Outra irregularidade estaria na convocação de servidores para eventos de campanha.
Para a Promotoria, "todos os candidatos recorridos [alvos da ação] foram coautores dos abusos de poder, agindo dolosamente e com domínio funcional dos fatos, usufruindo conscientemente dessas medidas".
Além de pedir a cassação dos irmãos Viana, o Ministério Público sugere a mesma penalidade ao vice-governador, Carlos Messias, e aos suplentes de Jorge Viana.


Texto Anterior: Ministro minimiza benefícios do uso de passaportes diplomáticos
Próximo Texto: Temer quer mudar regra para a eleição de deputados
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.