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Avião citado por Dilma não voa há 60 dias
Em debate na TV, projeto Vant foi apresentado pela candidata do PT como revolução para patrulhar fronteiras
De acordo com policiais, equipamentos ópticos usados para captar imagens estão em um galpão, desmontados
MARIO CESAR CARVALHO
DE SÃO PAULO
Apresentado por Dilma
Rousseff (PT) no debate como uma revolução nos modos de patrulhar fronteiras, o
único Vant (Veículo Aéreo
Não Tripulado) existente no
país está parado num galpão
no aeródromo em São Miguel
do Iguaçu (PR), a cerca de 40
km de Foz de Iguaçu.
O aparelho não voa há pelo menos dois meses, segundo os policiais ouvidos pela
Folha sob a condição de que
seus nomes não fossem citados. Os equipamentos ópticos usados para captar imagens estão desmontados.
Mais: a aeronave em teste
não pertence ao governo brasileiro, mas a uma empresa
israelense. O primeira equipamento comprado só deve
chegar no ano que vem.
O Vant funciona por controle remoto e possui um sofisticado sistema de captação de imagem, com câmeras e sensores.
Cada avião custa cerca de
R$ 8 milhões, tem 9,3 metros
de comprimento e a envergadura das asas atinge 16,6 metros. O primeiro teste foi realizado em julho de 2009.
Em dezembro, o Ministério da Justiça gastou R$ 655
milhões no projeto.
O pacote inclui a compra
de 12 aeronaves, treinamento de técnicos para operá-los
e transferência de tecnologia
-o plano do governo é produzir esses aparelhos. A implantação do programa está
prevista para durar até 2014.
Policiais da fronteira relataram à Folha que cerca de
20 agentes brasileiros foram
treinados por técnicos israelenses. Quando os israelenses deixaram o país, há 60
dias aproximadamente, nenhum brasileiro foi autorizado a colocar no ar o avião.
De acordo com esses relatos, o programa de controle
aéreo da fronteira está tão incipiente que a PF ainda não
criou o que os policiais chamam de doutrina de uso.
Num exemplo hipotético,
se um avião avistar um barco
carregado de cocaína num
rio, o que o técnico em terra
deve fazer? Os exércitos que
usam Vants têm procedimentos detalhados de uso
para evitar problemas.
Não há, também, o detalhamento das bases terrestres para operar os aviões.
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