São Paulo, terça-feira, 19 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

OUTRO LADO

Pilotos estão em treinamento, diz coordenador

DE SÃO PAULO

O coordenador do projeto Vant, o delegado da PF Alessandro Moretti, diz que a aeronave que está no Brasil não voa desde o final de setembro porque os pilotos estão em treinamento no interior de São Paulo e nos EUA.
"O cronograma está sendo seguido rigorosamente. Todo projeto tem um intervalo."
O treinamento de pilotos é demorado, segundo Moretti, porque eles precisam ter habitação por instrumentos, a formação mais complexa que existe. Serão formados oito pilotos e cinco operadores de sensores, que cuidarão dos equipamentos ópticos para observação no solo.
O Brasil será o primeiro país da América do Sul a ter pilotos desse tipo de aeronave, segundo o delegado. Os pilotos devem concluir a formação no próximo mês.
Para Moretti, o Vant é um projeto de Estado, não de governo -começou em 2007 e deve durar até 2014, quando o país terá quatro bases móveis e 12 aeronaves. Com esse material, será possível monitorar o território brasileiro inteiro, afirma. "A PF vai ter um salto de qualidade nas investigações, mais importante do que foi a adoção das tecnologias de interceptação."


Texto Anterior: Avião citado por Dilma não voa há 60 dias
Próximo Texto: Oposição quer que candidata e aliado sejam investigados
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.