São Paulo, terça-feira, 19 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PT paulista municia campanha com dados sobre gestão tucana

Ideia é que Dilma esteja preparada para confrontar discurso de Serra sobre governo

DE SÃO PAULO

O PT de São Paulo está municiando a candidata do partido à Presidência da República, Dilma Rousseff, com dados sobre a gestão do PSDB no Estado, para que ela os use contra José Serra (PSDB), seu adversário na corrida eleitoral.
Depois que tema relacionado à gestão Serra em São Paulo -o caso do ex-presidente da Dersa, Paulo Vieira de Souza- ganhou destaque no noticiário, o PT-SP passou a pressionar o comando da campanha de Dilma para que assuntos referentes às administrações tucanas no Estado entrem em debates e programas de TV.
A intenção é usar esses dados para "desconstruir" o candidato tucano e a fama de bom gestor.
O resultado dessa estratégia pôde ser conferido anteontem. Em debate promovido pela Folha e pela RedeTV!, Dilma atacou a política educacional, de segurança e o combate ao crime organizado no Estado.
O repertório usado pela petista foi repassado por integrantes da campanha do senador Aloizio Mercadante (PT), que concorreu ao Palácio dos Bandeirantes e foi derrotado por Geraldo Alckmin (PSDB).
A estratégia, no entanto, parece não preocupar o tucanato. Na avaliação de Serra e aliados, a tática não deve prosperar, pois agride o eleitor de São Paulo e desagrada o eleitorado nacional, que espera soluções para problemas que extrapolam as fronteiras do Estado.
"Esse pessoal vive dizendo que o PSDB é paulista. Essa fixação não é boa em São Paulo e lá fora é incompreendida", afirmou o presidente do PSDB, Sérgio Guerra.

PRIVATIZAÇÕES
Mas a aliança dilmista pretende manter os ataques e, em outra frente, promover atos para fortalecer os discursos feitos pela petista.
Na próxima sexta-feira, por exemplo, a campanha da petista no Estado promoverá um "ato em defesa do pré-sal", na Baixada Santista.
A teoria de que Serra poderia privatizar o óleo foi divulgada pela candidata do PT.
Anteontem, Dilma usou como gancho para o tema a oposição do governo de São Paulo à venda da empresa Gas Brasiliano à Petrobras.
Há cerca de dez dias, governo paulista enviou ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) parecer contrário à operação promovida pela Petrobras. O parecer "casou" com a estratégia que pretende mostrar que Serra "jogou contra" a estatal no passado. (DANIELA LIMA, ANA FLOR e CATIA SEABRA)


Texto Anterior: Foco: Munido de "pasta preta", Protógenes se diz "peça-chave" da equipe petista
Próximo Texto: PT vê elo entre Serra e panfleto apreendido
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.