São Paulo, domingo, 20 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

OUTRO LADO

"Operários não cuidam do seu ambiente", afirma empreiteiro

DE CAMPINAS

O diretor da Norpal Norberto Paller, que emprega Josivaldo Santos Batista, culpa a pouca oferta para locação e os próprios funcionários. "Eles muitas vezes não cuidam do seu ambiente", diz.
A Staldach Montagens Industriais, contratada pela Norpal para prestar serviços na montagem de estruturas, diz que o alojamento em que Batista está foi reformado.
O empreiteiro responsável, que se identificou como Leoni, afirma que não levará mais operários por não ter como cumprir as exigências.
Para o diretor da regional Campinas do sindicato da construção civil, Luiz Cláudio Amoroso, as pequenas empreiteiras -que contratam parte dos operários- enganam as construtoras.
"O empreiteiro coloca o trabalhador em moradias sem condições, e quando chega a multa quem paga é a construtora", diz.
A Itajaí, responsável pela obra de uma escola estadual em Hortolândia, afirma que cumpriu acordo com o Ministério Público do Trabalho e contratou diretamente os funcionários. "O problema foi pontual", diz Carlos José Ramires, gerente técnico.
Sobre a alimentação dos operários, diz que a empresa responsável foi trocada e que não houve "registro formal de alimentos estragados".
A MRV afirma que já solicitou a desativação de alojamentos superlotados e que intensificará as fiscalizações nas empresas parceiras.
Goldfarb e Odebrecht dizem que se responsabilizaram pelos trabalhadores pagando salários e regularizando os alojamentos. (MR)


Texto Anterior: Condições de trabalho
Próximo Texto: Folha une política e economia no 1º caderno
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.