São Paulo, terça-feira, 20 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRESIDENTE 40 ELEIÇÕES 2010

Dilma acusa Serra de "baixar o nível"

Petista atribuiu acusação de que PT é ligado às Farc a "adversidade'; petistas vão ao STF contra Indio da Costa

Ação no Supremo é por crime contra a honra; partido também deve entrar mais uma vez na Justiça, por dano moral


MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, acusou ontem seu adversário José Serra (PSDB) de baixar o nível do debate eleitoral.
Ao ser questionada sobre a declaração do tucano defendendo seu vice, o deputado Indio da Costa (DEM-RJ), Dilma afirmou que não pretende usar a mesma estratégia de ataques.
O vice da chapa tucana acusou o PT de ter ligações com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e com o narcotráfico.
"Eu jamais esperei que, diante da adversidade, meu adversário recorresse a esse tipo de acusação. Quero dizer que eu acho impensável que a eleição em 2010 no Brasil desça a esse nível e quero adiantar que eu não descerei a esse nível. Não há quem me faça descer a esse nível", afirmou a candidata.
O PT entrou ontem com uma ação criminal no STF (Supremo Tribunal Federal) por crime contra honra (calúnia, injúria e difamação) contra Indio pelas acusações contra o partido.
Indio deve ser alvo hoje de uma nova ação do PT na Justiça Federal por danos morais. Os petistas também resolveram acionar o PSDB na Justiça Eleitoral e pedir direito de resposta no site tucano que divulgou a entrevista em que o vice atacava o PT.
O partido ainda estuda processar o PSDB por danos morais, caso a sigla não se manifeste oficialmente, ainda hoje, sobre as declarações do vice. Na avaliação dos petistas, se o PSDB não se manifestar, estará sendo conivente com as declarações.
Para o presidente do PT, José Eduardo Dutra, os ataques de Indio ao partido colocam em prática a estratégia da oposição de baixar o nível da campanha.

"IDIOTA"
"Nosso objetivo é não judicializar a campanha. Queremos uma campanha de alto nível, mas são declarações absurdas, inaceitáveis e absolutamente falsas. As afirmações dele não foram apenas ilações, mas afirmações categóricas", disse Dutra.
Em entrevista concedida na sexta-feira aos militantes tucanos no site do partido, Indio declarou: "Todo mundo sabe que o PT é ligado às Farc, ligado ao narcotráfico, ligado ao que há de pior".
Além disso, criticou duramente Dilma. Segundo Indio, a ex-ministra pode dar um "chute no Lula" se ganhar as eleições e governar com "as garras do PT". A campanha petista se recusou fazer comentários sobre o teor das declarações.
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, também partiu para o ataque e chamou o vice de Serra de "idiota" e "despreparado".


Texto Anterior: Saiba mais: PSDB já utilizou essa acusação na eleição de 2002
Próximo Texto: Tucano não é único responsável por genérico, diz petista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.