São Paulo, quarta-feira, 20 de julho de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

RANIER BRAGON(interino) - painel@uol.com.br

Alta voltagem

O relatório sigiloso que embasou a multa recorde de R$ 26 milhões à Eletropaulo lista sete motivos, entre eles não ressarcimento a empresas e cidadãos prejudicados por apagões, obstrução da fiscalização e falhas generalizadas de manutenção. A companhia de energia, privatizada pelos tucanos nos anos 90, foi punida pelo governo paulista por problemas em 2009 e 2010, mas recebeu criticas de Geraldo Alckmin devido aos blecautes de junho, quando famílias da capital chegaram a ficar três dias no escuro. Hoje o presidente da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Nelson Hubner, discutirá em São Paulo o aumento na fiscalização, atualmente restrita a 16 funcionários.



Corrente O PT quer usar a CPI da Eletropaulo, que será instalada pela Assembleia paulista em agosto, para estender as investigações a outras distribuidoras que colecionam queixas de consumidores. Com a medida, os petistas pretendem desconstruir o modelo de privatização do setor elétrico paulista, conduzido por Alckmin na gestão de Mario Covas.

A postos O novo presidente da Vale, Murilo Ferreira, tem hoje seu primeiro encontro oficial com a presidente Dilma Rousseff. Vão discutir o projeto de exploração de potássio em Sergipe.

Vizinhança Pouco mais de um mês depois do anúncio de sua candidatura à reeleição, Cristina Kirchner fará dia 29 sua primeira visita ao Brasil sob a gestão Dilma.

#prontofalei Ao chegar a uma reunião no Planalto, a presidente fez piada da avaliação de que Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) é a sombra de Lula em seu governo: "Se você é o avatar de Lula, eu sou o que?".

Fica a dica No lançamento do relatório de recursos hídricos do Brasil, ontem, a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) fez graça. Ao cumprimentar os fotógrafos e cinegrafistas presentes, acrescentou: "Especialmente aos que me deixam mais magra".

Última chamada A falha registrada ontem no sistema de check-in da Gol, causando atrasos e filas nos balcões, levou a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) a cobrar mais rigor da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), como ampliação no valor das multas e das punições em casos do gênero.

Batismo Uma das empresas do superintendente do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Mato Grosso, Nilton de Brito, está registrada na Receita com o nome fantasia "Vera Fischer".

Ficha corrida Secretário de Gestão dos Programas de Transportes e atual secretário-executivo do ministério, Miguel Mário Bianco Masella é citado em 26 processos que tramitam no Tribunal de Contas da União, sendo que um deles trata de suspeita de superfaturamento.

Regra três Ainda que tenha intensificado sua agenda pré-eleitoral desde a filiação, Paulo Skaf sabe que Gabriel Chalita é o escolhido da cúpula do PMDB para disputar a Prefeitura de São Paulo em 2012. A aliados, contudo, diz que pretende se firmar como opção ao partido em caso de mudança de rota.

Pontapé A presidente Dilma irá ao sorteio das Eliminatórias da Copa-2014, dia 30, no Rio de Janeiro.

Origens Criado na zona leste paulistana, Ricardo Trade, diretor de operações do Comitê Organizador Local da Copa, representará hoje a CBF na solenidade em que Gilberto Kassab sancionará os incentivos fiscais da prefeitura para o Itaquerão.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Se Lula diz que Dilma agiu bem limpando o Ministério dos Transportes, falta agora reconhecer que foi ele quem o sujou."

DO EX-PRESIDENTE DO PSDB PAULISTANO JOSÉ HENRIQUE REIS LOBO, sobre a declaração do ex-presidente, segundo quem sua sucessora acertou nas medidas tomadas durante a crise que derrubou o ministro Alfredo Nascimento.

contraponto

Deixa pra lá

Prestes a completar seu primeiro mês à frente da articulação política do governo, Ideli Salvatti (PT) não escondia o cansaço em jantar com parlamentares aliados, na semana passada. Na ocasião, comentou que só naquele dia tinha ido a três almoços e dois jantares. E contou que, antes de assumir, havia procurado Alexandre Padilha, hoje na Saúde e que já ocupou o posto, pra lhe fazer três perguntas: "Você engordou?" E ele: "Sim!" E ela: "E o casamento?" Ele: "Separei".
Nesse ponto do relato, Ideli concluiu:
-Daí eu desisti de fazer a terceira pergunta...


Próximo Texto: Faxina derruba mais 6 nos Transportes; afastados já são 12
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.