São Paulo, segunda-feira, 21 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ANÁLISE

Clima inóspito e política drenam popularidade do prefeito em 2011

FERNANDO RODRIGUES
DE BRASÍLIA

Há algumas rotinas e leis imutáveis na política. Uma delas é que prefeitos de São Paulo sempre sofrem dano nas suas imagens por causa das chuvas de início de ano.
No caso de Gilberto Kassab, além do clima inóspito de janeiro e fevereiro, ele teve também a política drenando sua popularidade perante os habitantes da cidade.
Filiado nos últimos anos ao DEM, o prefeito lança hoje o manifesto de seu novo partido, o PSD. Esse não seria um problema exceto pelo fato de Kassab ter se dedicado muito à política nos últimos meses -e talvez menos do que devesse à cidade.
O prefeito tem sido frequentador assíduo do noticiário político, apontado como articulador de um novo partido. Como há opiniões controversas a respeito, comentaristas de rádio e de TV vez ou outra noticiaram o fato como algo pouco meritório. Pior para Kassab.
Sua avaliação ruim agora chega num momento em que ele precisará encontrar fôlego e manter o ritmo de suas negociações para montar o PSD em nível nacional. Mas, ao mesmo tempo, estará fragilizado no seu quintal.
O relacionamento protocolar e amigável que vinha mantendo com o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) deve agora piorar. Kassab monta um novo partido com intenção de ter um candidato seu para a sucessão paulistana, em 2012, além de aspirar ele próprio o Palácio dos Bandeirantes, em 2014.
Alckmin terá todos os motivos para se distanciar. Em 2010, formou-se uma aliança entre eles por meio do PSDB e do DEM. Com o PSD a caminho, não há mais razão formal para mantê-los unidos.
Prefeito de capital em litígio com o governador é sempre uma encrenca para o político pior nas pesquisas -o caso exato de Kassab.


Texto Anterior: Kassab atinge maior índice de reprovação
Próximo Texto: Com petistas, prefeito lança partido na BA
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.