São Paulo, quinta-feira, 21 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Governo demite mais três dos Transportes

DE BRASÍLIA

O governo promoveu ontem mais três demissões no Ministério dos Transportes, entre elas a de Cleilson Gadelha Queiroz, gerente de licitações e contratos da Valec, empresa estatal do setor de ferrovias vinculada ao órgão.
Gadelha é sócio e administrador de uma prestadora de serviços, a empreiteira FC Transportes, com sede em Brasília. Seu parceiro no negócio é Fernando de Castilho, analista de infraestrutura de transportes na Valec -ele não foi exonerado.
À reportagem ele disse que sua firma tem caminhões basculantes que são alugados a construtoras, mas que a FC não recebe verba pública.
Pelo fato de a empresa ser subcontratada por empreiteiras, é impossível rastrear no sistema de gastos federais eventuais pagamentos.
Duas pessoas afirmaram à Folha na semana passada que a empresa atuou em obras da Norte-Sul -ferrovia sobre a qual Queiroz deu dezenas de decisões.
Uma delas é funcionário da FC, que disse se chamar Francisco. A outra é a funcionária de uma concessionária de caminhões de Gurupi (TO), da qual Queiroz disse ter adquirido seus veículos.
Cleilson afirmou que a informação de que a FC atuou na Norte-Sul não procede. "Se ele [funcionário da FC] falou isso para você, falou erradamente. A gente nunca trabalhou para o governo."
Ele não comentou a afirmação da funcionária da concessionária. Fernando de Castilho, o outro dono, não respondeu aos recados deixados pela reportagem.
Outro que saiu foi Eduardo Lopes, afilhado do deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) e assessor no gabinete do ministro, segundo o Portal da Transparência do governo federal. O assessor Pedro Ivan Guimarães Rogedo também deixou a Valec.
Já são 15 as demissões nos Transportes, ligadas a suspeitas de superfaturamento e pagamento de propina. (MÁRCIO FALCÃO, JOÃO CARLOS MAGALHÃES e FERNANDA ODILLA)


Texto Anterior: Citado na crise, Paulo Bernardo diz ser "bagrinho"
Próximo Texto: Afago
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.