São Paulo, terça-feira, 21 de setembro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Encrenca contratada

Quem acompanha o desenrolar da crise nos Correios, gênese do escândalo que derrubou Erenice Guerra da Casa Civil, avalia que as demissões até agora efetuadas estão longe de desarmar as bombas plantadas na empresa. Instalado na presidência há menos de dois meses por Erenice, David José de Matos tem um histórico de relações complicadas com a política do Distrito Federal. Também ligado à ex-ministra, o diretor comercial, Ronaldo Takahashi, já bateu de frente com Pedro Magalhães Bifano, diretor de Gestão de Pessoas afastado em julho, e com o próprio ministro das Comunicações, José Artur Filardi.



Para entender 1 Mais de um interlocutor afirma ter ouvido Erenice afirmar que pretendia acabar com o sistema de franquias dos Correios. A disputa em torno das licitações de 1.429 franquias cujos contratos vencem em novembro é tida como uma das causas das recentes demissões na empresa.

Para entender 2 Os franqueados estão descontentes com as condições impostas no edital para que continuem com as agências. O ex-presidente Carlos Henrique Custódio teria sinalizado disposição para rediscutir alguns termos, mas a iniciativa foi barrada por Erenice.

Currículo Vinícius Castro, primeiro a sair da Casa Civil no escândalo que acabou por derrubar Erenice, não trabalhou na liderança do PT no Senado.

Verborragia 1 No PT, a subida de tom de Lula divide opiniões. Uns acham que ela incentiva a oposição a replicar de modo mais forte. Outros acreditam que o problema é dar a impressão de que, diante das denúncias recentes, Dilma só não cai porque o presidente a segura.

Verborragia 2 José Eduardo Dutra ocupa a segunda posição, atrás apenas de Lula, no ranking dos mais exaltados no QG petista.

Varejo A 12 dias das eleições, o governo federal convidou 4.800 prefeitos de cidades com menos 50 mil habitantes para explicar como eles terão acesso aos projetos da segunda etapa do PAC-2. No portfólio de obras propostas entre hoje e amanhã em Brasília estão unidades de saúde, creches, escolas e praças poliesportivas.

Assombração O medo de que a eleição em São Paulo vá para o segundo turno voltou a rondar a campanha de Geraldo Alckmin (PSDB). O QG tucano considera a possibilidade real, mas, ao mesmo tempo, avalia que ela está sendo turbinada no noticiário por aliados do prefeito Gilberto Kassab (DEM).

Pit stop Aloysio Nunes (PSDB-SP), que vinha em ascensão ininterrupta em pesquisas internas tanto tucanas quanto petistas para o Senado, parou de crescer desde o final da semana passada. Ainda que o movimento não seja definitivo, apoiadores receiam que falte tempo para o ex-chefe da Casa Civil de José Serra, quarto colocado na disputa, alcançar Marta Suplicy (PT) ou Netinho de Paula (PC do B).

Vou de Grana Lula gravou depoimento em vídeo no qual declara voto em Carlos Grana (PT-SP), presidente licenciado da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, para deputado estadual.

No páreo A acusação de crime eleitoral feita ontem pelo Ministério Público contra o palhaço Tiririca (PR-SP) não ameaça, ao menos por ora, o registro de sua candidatura a deputado federal. A alegada omissão de dados patrimoniais à Justiça Eleitoral pode resultar em condenação, mas é insuficiente para tirá-lo da disputa.

Bem na foto As primeiras sondagens eleitorais para a Câmara mostram que o ex-governador Newton Cardoso (PMDB) e o deputado ACM Neto (DEM) devem figurar no ranking de recordistas de votos em Minas Gerais e na Bahia, respectivamente.


com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"O uso da TV oficial para filmar evento de campanha é um triste retrato dessa confusão que o PT faz diariamente entre assuntos de partido e assuntos de Estado."
DO DEPUTADO JOÃO ALMEIDA (PSDB-BA), sobre o uso de funcionários e equipamentos da NBR para registrar comícios com Lula e Dilma Rousseff

contraponto

Aprecie com moderação

Uma charrete foi deixada a postos para que Marina Silva passeasse no sábado pelo Acampamento Farroupilha, evento anual em Porto Alegre. Ela, porém, recusou a oferta:
-Melhor não, eu tenho labirintite...
A candidata verde também evitou o chimarrão, porque a bebida contém cafeína, e, depois de visitar galpão onde dezenas de espetos de carne estalavam no fogo de chão, seguiu direto para um restaurante vegetariano.


Próximo Texto: Solto, governador é recebido com festa na volta ao Amapá
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.