São Paulo, terça-feira, 21 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

NBR recua e muda versão sobre filmagem de comícios


OFICIAL Cinegrafista do canal NBR registra evento do presidente


ELEITORAL À noite o mesmo cinegrafista filma comício de Lula e Dilma

SIMONE IGLESIAS
RANIER BRAGON

DE BRASÍLIA

A direção da TV estatal NBR recuou ontem e mudou sua versão sobre o uso das imagens gravadas por servidores públicos do presidente Lula em campanha para a candidata Dilma Rousseff.
Em três notas enviadas por e-mail à Folha entre ontem e sexta-feira, a empresa alterou suas explicações.
Questionada na sexta sobre a gravação de "compromissos privados" de Lula, a empresa justificou que capta todas as imagens, mesmo de campanha, e que seu acervo tinha duas finalidades: "registro histórico" e para uso de qualquer candidato ou partido, desde que o faça por escrito e com antecedência.
Ontem, no entanto, enviou duas notas, uma omitindo a possibilidade de terceiros requisitarem as gravações. Em outra, afirmou que uma coisa é o acervo da estatal e outra coisa são as imagens produzidas para a Presidência.
As explicações da NBR omitem que em 2006 a estatal não gravou participação de Lula em comícios e eventos de campanha por entender que se tratava de uso da máquina administrativa.
A direção da NBR foi evasiva ao explicar a obrigatoriedade de os cinegrafistas esconderem o nome da estatal ao gravarem comícios, tirando a canopla (peça que tem a logomarca) do microfone e o colete com o nome da NBR.
O secretário de Imprensa da Presidência, Nelson Breve, afirmou que não houve essa determinação e que o logotipo da empresa poderia aparecer nas imagens sem nenhum problema.
O Blog do Planalto, feito pela Secretaria de Imprensa da Presidência, publicou texto refutando as acusações e dizendo que "não houve qualquer utilização da máquina pública em favor desse ou daquele candidato."
A assessoria de Dilma disse que em nenhum momento a campanha cogitou pedir ou usar imagens da NBR.


Texto Anterior: OAB e oposição reagem a uso de TV estatal em ato de campanha do PT
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Vou votar no Sacco!
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.