São Paulo, sexta-feira, 23 de julho de 2010

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CAMPANHA

PSDB e PT tiveram 45% das doações de grandes empresas em 2006 e 2008

DE SÃO PAULO - Levantamento da ONG Transparência Internacional revela que, nas eleições de 2006 e 2008, PSDB e PT receberam quase metade do total de doações privadas oriundas das maiores empresas do Brasil.
Dos R$ 446 milhões que as empresas doaram legalmente para as campanhas, 24,2% foram para o PSDB e 21,2% para o PT. Em terceiro lugar vem o PMDB, com 15,2%. Em quarto está o DEM, que teve 13,2%. Os demais partidos ficaram com os 26,2% restantes.
Para chegar a esses valores, foram cruzadas doações que candidatos e comitês declararam à Justiça Eleitoral em 2006 e 2008 e as mil empresas que lideraram, entre 2007 e 2009, o ranking Maiores & Melhores da revista "Exame".
Os números mostram que 486 empresas do ranking fizeram doações eleitorais. O valor total chega a R$ 446 milhões -cerca de 10% do total de recursos privados arrecadados em 2006 e 2008.
Os dados fazem parte do manual "A Responsabilidade Social das Empresas no Processo Eleitoral -Edição 2010", lançado hoje pela ONG e pelo Instituto Ethos.
A publicação do instituto ensina empresas a fazer doações para candidatos, campanhas e partidos políticos, além de mostrar as vantagens e desvantagens do financiamento público e privado de campanha. (ELTON BEZERRA)


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