São Paulo, sábado, 23 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Em busca de espaço político, FHC e Lula estreiam sites

NELSON DE SÁ
ARTICULISTA DA FOLHA

No espaço de uma semana, os ex-presidentes Lula, no dia 15, e FHC, no dia 21, lançaram os sites iCidadania e Observador Político, ambos sediados em São Paulo e com atualização constante, para propagar suas respectivas agendas políticas.
Em vídeo introdutório, destacado no dia de estreia, o petista diz que o site será um canal de diálogo sobre programas sociais e apresenta a África e a América Latina como suas prioridades. "O Brasil vive um momento de ouro, e espero poder conversar com vocês daqui para a frente neste pequeno espaço."
Também em vídeo introdutório, o tucano ressalta que a internet, como meio de mobilização e discussão, "tem papel importante para a sociedade dizer basta". Avalia que "política hoje não é coisa de um partido, de um líder, é de todo mundo".
Seu site, abrigado no Instituto Fernando Henrique Cardoso, começa com mais ferramentas para interação, como blogs e grupos de debate.
Embora seu organizador e agora blogueiro Xico Graziano, que foi chefe de gabinete do ex-presidente, apresente o projeto anunciando que "chega de Fla-Flu na política nacional", o site é mais voltado a intelectuais e temas ligados ao PSDB.
Já blogam no Observador Político o cientista político Bolívar Lamounier e o consultor Adriano Pires. O site também já tem canal no YouTube, com vídeos de FHC, da ex-vereadora Soninha e do filósofo Renato Janine Ribeiro.

ICIDADANIA
Em uma semana no ar, o iCidadania, que anuncia para o futuro o Instituto Lula, se voltou quase integralmente à reprodução em vídeo, áudio e texto das atividades do ex-presidente -de uma visita a dona Canô, na Bahia, à homenagem que recebeu da Fiesp, em São Paulo.
Mas "é um período de transição", justifica-se o próprio site, e "novas iniciativas de comunicação surgirão".
Organizado pelo ex-metalúrgico Paulo Okamotto, que foi presidente do Sebrae durante o governo Lula, o projeto inclui também intelectuais como a cientista política Maria Victoria Benevides.
À diferença do concorrente, o site de Lula tem licença Creative Commons, que permite reprodução, desde que citada a fonte.

SITES DOS EX-PRESIDENTES
FHC observadorpolitico.org.br
LULA icidadania.org



Texto Anterior: Ministério Público pede atenção às listas do PSD
Próximo Texto: Entidades defendem Toffoli sobre ida a casamento na Itália
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.