São Paulo, segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO

Humoristas fazem passeata contra veto a "piada eleitoral"

BEATRIZ TAFNER
DO RIO

Com palavras de ordem como "Aha, uhu, Sabrina, eu vou tirar sua roupa", dirigidas à Sabrina Sato, apresentadora do programa "Pânico"; e "O que é um pontinho no Congresso? Não posso dizer, senão levo um processo", humoristas fizeram uma passeata divertida ontem pela orla de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.
O objetivo da marcha "Humor sem censura" era protestar contra a Lei Eleitoral, que proíbe o uso de "recurso de áudio ou vídeo que ridicularize candidato", o que impede programas de humor de fazerem piadas com os postulantes. A manifestação reuniu cerca de 600 pessoas.
Muitos estavam lá para ver seus ídolos -além de Sabrina Sato, também participaram Marcelo Madureira, Hélio de La Peña e Beto Silva, do "Casseta e Planeta"; Danilo Gentili, do "CQC" e Fabio Porchat, do "Comédia em Pé". Os artistas acabaram aproveitando para deixar seus nomes no abaixo assinado que pretende pedir mudanças na legislação.
A intenção é entregar as assinaturas ao presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes), Sergio Mamberti, para que elas sejam encaminhadas ao ministro da Cultura, Juca Ferreira.
"O prejuízo da população vai além da questão de não poder mais dar risada com a política", disse Porchat, que liderou a passeata em direção ao Leme -ao longo do caminho, muitos foram trocando a caminhada por um chope nos quiosques da orla.
Para Danilo Gentili, do CQC, a liberdade de expressão é soberana. "Cada um tem que poder falar o que quiser e com isso, talvez também ouvir o que não quer."


Texto Anterior: Vladimir Safatle: O colapso do PSDB
Próximo Texto: Distrito Federal: Justiça condena Roriz a devolver R$ 7,7 mi por compra sem licitação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.