São Paulo, domingo, 24 de outubro de 2010

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Folha lança na web rádio que opera 24 horas

Rádio Folha tem cinco programações; jornal também cria aplicativo para Facebook, maior rede social do mundo

Acesso pode ser feito pela página do jornal; o internauta pode editar a sua página e as editorias que deseja acompanhar

DE SÃO PAULO

Ampliando sua participação na internet e a produção de conteúdo para diferentes plataformas, a Folha acaba de lançar sua rádio para internet e um aplicativo para Facebook.
A Rádio Folha (www.folha.com/radio), lançada oficialmente na última segunda-feira, dia 18, funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, em qualquer navegador da internet.
Oferece cinco programações musicais: "Pop & Rock", com os grandes hits da cena pop, dos anos 1960 até hoje; "Música Clássica", que reúne os mestres da música erudita; "Jazz & Blues", apoiada em figuras obrigatórias da cultura negra norte-americana, como Miles Davis e Aretha Franklin; "MPB", que percorre os gêneros da bossa nova, do samba de raiz e da nova MPB; e "Tendências", com aposta em grupos fora do "mainstream", como Air e Gothan.
O internauta tem à sua disposição um acervo com milhares de faixas, atualizadas semanalmente, e pode compartilhar com seus contatos do Twitter, Facebook ou Orkut o que está ouvindo no momento.

CANAIS
Todos os canais contam com o conteúdo noticioso do jornal. O ouvinte recebe nos intervalos musicais boletins atualizados com as últimas notícias do Brasil e do mundo em mais de dez programas jornalísticos diários.
A rádio foi concebida para uma navegação simples e intuitiva. Pode ser aberta na internet em uma janela separada, no chamado "pop-up". Isso quer dizer que o ouvinte escolhe que gênero prefere escutar enquanto navega na web -mesmo que ele esteja fora da Folha.com.
Essa opção ajuda a não sobrecarregar a navegação. Além disso, o internauta pode visualizar as capas dos álbuns em que foi gravada a música que está ouvindo e compartilhá-la com seus amigos nas redes sociais.
Em breve, a plataforma estará disponível para usuários de iPhone. Os primeiros resultados aferidos projetam 200 mil acessos mensais de ouvintes.
A Folha também lançou seu aplicativo para Facebook, a maior rede social do mundo, com mais de 500 milhões de usuários -no Brasil, são mais de oito milhões de pessoas conectadas.
O acesso pode ser pela página do jornal nessa rede (www.facebook.com/folhadesp) ou diretamente pelo endereço facebook.folha.com.br. Primeiro jornal brasileiro a lançar um aplicativo para o Facebook, a Folha já utiliza recursos de compartilhamento de notícias nessa rede integrados com a Folha.com.
O aplicativo para Facebook pode ser adaptado para o interesse do usuário. O internauta pode organizar as últimas notícias da Folha.com que deseja seguir, editando sua página com as editorias que quer acompanhar.
As caixas de informações são flexíveis, podem mudar de lugar, ser fechadas ou recriadas seguindo o interesse do momento de cada um.

CONFIGURAÇÕES
O próprio usuário também consegue configurar informações pessoais, como o horóscopo.
Além disso, o internauta acompanha a repercussão das notícias da Folha no Facebook, sabendo quais são as mais comentadas nessa rede, inclusive entre seus amigos. Também pode assistir a transmissões ao vivo de eventos da Folha e comentar com os outros usuários. A estreia foi no dia 3/10, com a transmissão inédita da cobertura eleitoral da TV Folha.
No domingo passado, o debate Folha/RedeTV! com os presidenciáveis também foi transmitido. O aplicativo é gratuito e em breve ganhará uma navegação ainda mais intuitiva e leve. Em versão beta, já tem mais de 1.300 inscritos.
Os dois lançamentos ocorrem em parceria com Aorta, empresa especializada no desenvolvimento de plataformas e aplicativos para novas mídias.


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