São Paulo, sábado, 25 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aécio protege Itamar para chegar mais forte ao Senado

Para evitar que aliado perca a vaga, tucano amplia seu espaço na televisão

Campanha agora coloca Itamar para apresentar as inserções na TV dos candidatos a deputados das siglas da coligação

PAULO PEIXOTO
RODRIGO VIZEU

DE BELO HORIZONTE

Com Antonio Anastasia à frente na disputa pelo governo de Minas, o ex-governador Aécio Neves (PSDB) tenta agora evitar que Itamar Franco (PPS) perca o segundo lugar na disputa ao Senado para o PT. O espaço de TV do ex-presidente foi ampliado.
Tanto Anastasia quanto Itamar são parte da estratégia de fazer com que Aécio chegue mais fortalecido ao Senado. Ele é o principal cabo eleitoral dos dois candidatos e por isso a vitória deles estará incorporada à de Aécio.
Itamar é ainda parte do projeto aecista de trabalhar por um Senado mais independente do Executivo, seja quem for o presidente eleito. Se for Dilma Rousseff (PT), Aécio também se destacará na oposição ao governo.
Por isso a coordenação da campanha adotou estratégias similares usadas para alavancar Anastasia e tenta aplicá-las agora a Itamar.
Uma delas foi colocar o ex-presidente para apresentar as inserções na TV dos candidatos a deputados dos partidos que compõem a aliança.
Esse espaço foi usado por Anastasia ao longo de quase toda a campanha e foi considerado bastante útil para divulgá-lo mais. Com a ameaça do ex-prefeito petista Fernando Pimentel, em terceiro lugar na disputa ao Senado, foi preciso incrementar a campanha de Itamar.
Apesar da dianteira de cinco pontos de Anastasia em relação a Hélio Costa (PMDB), segundo o Datafolha, e de 11 pontos a de Itamar em relação a Pimentel, a ordem na cúpula tucana é manter todas as armas em punho porque não há situação de tranquilidade.
Na campanha de Anastasia nada muda. As atividades de rua intensificadas, especialmente no interior com a ajuda de prefeitos e lideranças locais, serão mantidas.
Na campanha de Hélio Costa quem seguirá na vitrine é o presidente Lula. Sua imagem vai continuar colada à do peemedebista, bem como a da presidenciável Dilma Rousseff (PT). Esse é maior trunfo a ser usado na reta final para Costa tentar retomar a dianteira perdida há 15 dias.
A equipe do marqueteiro Duda Mendonça pretende, no entanto, equilibrar as referências a Lula com as propostas de Costa para não "cansar" o eleitor.
A estratégia de grudar em Lula e Dilma, até agora, não evitou a queda do peemedebista. O tucano tem reagido com o discurso da autonomia mineira diante das interferências externas.

FOCO
A campanha de Costa vai concentrar a atuação do candidato na região metropolitana de Belo Horizonte, onde ele vai pior do que Anastasia.
Para isso, espera continuar contando com a ajuda do grupo político de Pimentel, que cuida da ação política na região. O petista vinha fazendo uma campanha "solo" e aparece agora com Costa na campanha na TV. Nas viagens pelo interior, contudo, Pimentel segue descolado.


Texto Anterior: Foco: Tiririca distribui gibi polêmico para crianças em caminhadas em São Paulo
Próximo Texto: Cid e Alcântara trocam acusações em debate no CE
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.