São Paulo, sábado, 25 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cid e Alcântara trocam acusações em debate no CE

Governador se irrita ao ser questionado sobre vídeo divulgado na internet

Imagens o mostram em suposta viagem com o irmão Ciro a Nova York; para ele, atitude de adversário não é "séria"

FÁBIO GUIBU
ENVIADO ESPECIAL A FORTALEZA

O fim do debate promovido pela Folha e pela Rede TV! com candidatos ao governo do Ceará não encerrou a troca de acusações e provocações entre o governador Cid Gomes (PSB), que disputa a reeleição, e o ex-governador Lúcio Alcântara (PR), anteontem em Fortaleza.
Em entrevista à Folha após o evento, Cid disse que, apesar de se considerar uma pessoa "serena", seu limite se esgotava "quando procuram ofender" a sua honra.
"O que estão fazendo não é uma postura séria, é uma maquinação que tenta me colocar num pântano, num submundo, e isso é o limite para mim", declarou o governador. "Posso perder mil eleições, mas jamais perderei aquilo que é para mim o patrimônio mais caro, que é a minha honra", afirmou.

VÍDEO
Alcântara irritou Cid no debate ao perguntar quem pagou uma viagem de jatinho que o governador teria feito com a família ao exterior. Cenas da viagem de jatinho aparecem em um vídeo que começou a circular na internet nesta semana.
O vídeo mostra Cid e seu irmão, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), dentro de uma limusine e de um jato em uma suposta viagem de férias para Nova York.
"Eu lamento que ele não tenha respondido uma pergunta tão simples", declarou Alcântara, dizendo que voltará a questionar Cid sobre o assunto, se tiver chance.
Cid disse que não tinha respeito pelo ex-governador e ainda o acusou de "maquinar mentiras" e de montar "um covil de ardilosos" para forjar denúncias contra ele.
"Nunca fiz apropriação indébita", declarou na TV.
"Se o senhor estiver atrás de alguém que faz apropriação indébita, procure na sua casa, que o senhor vai ter mais facilidade", disse Cid.
Ele estava insinuando a participação de um filho de Alcântara em irregularidades administrativas.
O ex-governador obteve direito de resposta e afirmou que sua pergunta a Cid não havia sido respondida.

TURISMO SEXUAL
A discussão entre Cid e Alcântara aconteceu no segundo bloco do debate, que previa a troca de perguntas entre os candidatos a governador.
No primeiro bloco, todos responderam à mesma questão, feita pelo mediador Kennedy Alencar, repórter especial da Folha e apresentador da RedeTV!. O tema foi o combate ao turismo sexual.
Em suas considerações finais, Cid Gomes pediu desculpas aos telespectadores por ter sido "duro".
Ele aparece em primeiro lugar na pesquisa Datafolha realizada entre os dias 9 e 10 de setembro e divulgada no dia 13, com 58% das intenções de voto. Alcântara está em segundo, com 16%.
Além dos dois, participaram do debate Marcos Cals (PSDB), Soraya Tupinambá (PSOL) e Marcelo Silva (PV).


Texto Anterior: Aécio protege Itamar para chegar mais forte ao Senado
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.