São Paulo, domingo, 25 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

cotidiano em cima da hora

Estações Luz e República terão horário ampliado

A partir de amanhã, as duas estações da linha 4 funcionarão das 4h40 à 0h

Extensão do horário da nova linha do metrô vale de 2ª a sábado; anúncio foi feito via Twitter por Alckmin


DE SÃO PAULO

As estações Luz e República da linha 4-amarela do metrô de São Paulo passarão a funcionar das 4h40 à 0h, de segunda a sexta-feira, já a partir de amanhã.
Elas também funcionarão aos sábados até a 1h, de acordo com o o governo, mas não abrirão ainda aos domingos. Isso vai ocorrer mais à frente.
"Fica faltando domingo, que nós esperamos oferecer o mais rápido possível", disse o governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante evento relativo ao Dia do Tietê.
O governo calcula que o número de usuários da linha 4-amarela, que começou com cerca de 200 mil pessoas, chegue a 500 mil no final do ano, e a 700 mil em 2012.
A ampliação do horário foi anunciada por Alckmin pelo Twitter, rede de relacionamento na internet, na noite de anteontem.
Pela manhã deste mesmo dia, o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, havia anunciado a ampliação do horário das 9h às 16h.
As estações, inauguradas no último dia 15 com quatro anos de atraso, vinham funcionando das 10h às 15h.
Esse novo trecho da linha amarela traz um incremento de 3,7 km à rede paulista do metrô, que chega a 74,3 km (perto de um terço do tamanho da rede existente atualmente na Cidade do México).
Com as novas estações, a viagem da Luz (centro) ao Butantã (zona oeste) poderá ser feita de metrô em 12 minutos -contra a média de 33 minutos de carro em horário de pico e 55 minutos de ônibus.
As vantagens, porém, vão além. Como a linha 4 estará integrada às três mais antigas do metrô (1, 2 e 3) e à rede da CPTM (por exemplo, com a 9-esmeralda, em Pinheiros), ela permitirá novas rotas.
Simplificará, por exemplo, a ligação do centro com a avenida Paulista. Quem está na zona leste e quer ir a essa região também não precisará mais migrar para a linha 1-azul, que terá alívio no seu trecho mais lotado, entre Paraíso e Luz.
Estações como Sé e Brás também devem ter redução de movimento -ao contrário da estação República.


Texto Anterior: Crítica/Elton John: Deslocado, roqueiro inglês faz show morno e não empolga
Próximo Texto: Rota apreende 5 adolescentes por roubo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.