São Paulo, sábado, 26 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

perfil

Vice de Serra já fez campanha contra o tucano

DE BRASÍLIA

Um dos críticos mais ácidos do governo Lula no Senado, o escolhido pelo PSDB para ser vice de José Serra já fez campanha contra o tucano.
Em 2002, Alvaro Dias estava no PDT e optou por apoiar Lula no segundo turno na disputa contra Serra.
Dias havia deixado o PSDB um ano antes sob ameaça de expulsão por ter assinado requerimento de criação de uma CPI para investigar denúncias de corrupção no governo FHC (1995-2002). A atitude, considerada indisciplinada pelo partido, revela a forma de atuação do senador.
Dias voltou ao PSDB em 2003. No governo Lula, ele procurou tomar a dianteira quando surgia uma brecha para investigar atos da administração, propondo convocações, CPIs e enchendo os gabinetes dos ministros de requerimentos.
Apesar disso, esteve entre os senadores que cederam a parentes bilhetes aéreos de sua cota no caso que ficou conhecido como o "escândalo das passagens".
Dias é considerado um político midiático, o que irrita muitos dos seus colegas e lhe tirou a chance de ser líder do PSDB no Senado.
Propôs a CPI da Petrobras, que levou o governo Lula ao desespero no ano passado, e presidiu as CPIs da Terra e do Futebol. De seu gabinete saíram várias linhas de investigação da CPI dos Correios.
No episódio do dossiê elaborado na Casa Civil -então comandada por Dilma Rousseff- com gastos do governo FHC, Dias se envolveu em polêmica ao admitir que soube do documento antes de ele ser divulgado pela imprensa.
Senador no terceiro mandato, ele já foi governador do PR, deputado federal e estadual. Vaidoso, faz ginástica e anda sempre com o cabelo alinhado. Aos 66 anos, é considerado pelos colegas o "galã" da bancada do PR. (ANDREZA MATAIS e NOELI MENEZES)


Texto Anterior: Tucano chega tarde ao jogo
Próximo Texto: Análise: Oportunismo e falta de opção levaram à escolha de senador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.