São Paulo, domingo, 26 de junho de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Tarja amarela

O ministro Alexandre Padilha mandou bloquear as emendas parlamentares destinadas à compra de medicamentos e vai pedir ao Planalto que envie ao Congresso um projeto para redirecionar os valores à rubrica genérica "Atenção à Saúde Básica". A providência foi tomada depois que o TCU emitiu alerta diante do volume dirigido ao item "Assistência Farmacêutica" -R$ 85 milhões propostos no Orçamento deste ano.
O montante elevado traz à lembrança o esquema de superfaturamento na compra de ambulâncias revelado em 2006, quando 72 congressistas foram parar no relatório final da CPI dos Sanguessugas.



Modo de espera A consequência mais imediata das acusações de Serys Slhessarenko a seus adversários no PT de Mato Grosso -fabricantes "seriais" de dossiês, segundo a ex-senadora - foi o congelamento das tratativas para promover Carlos Abicalil, hoje abrigado no Ministério da Educação, ao posto de número dois de Ideli Salvatti na Secretaria de Relações Institucionais.

Oh, vida... Diante da canseira que Dilma tem dado no PMDB, um cacique não se conforma quando ouve alguém chamar o Palácio do Jaburu, onde mora o vice-presidente Michel Temer, de "bunker da conspiração": "Aquilo ali está mais para bunker da lamentação".

180 graus Quando defendeu a manutenção de certos documentos históricos sob sigilo eterno, na contramão do que postulara como ministra de Lula, Dilma refletiu a opinião de Antonio Patriota, a quem consultou. Depois, instado a checar o conteúdo dos arquivos do Itamaraty, o chanceler disse não ter achado nada que justificasse tamanho segredo.

Focalizada A irritação da presidente, que agora voltou a advogar o fim do sigilo eterno, não é dirigida genericamente ao Ministério das Relações Exteriores, mas sim ao próprio Patriota.

Me dê motivo Ainda que a ressurreição do escândalo dos aloprados não venha a ter consequência formal para Aloizio Mercadante, quem conhece bem o petista acredita que, se ele já nutria alguma dúvida, agora pensará muitas vezes mais antes de abandonar o Ministério da Ciência e Tecnologia para se lançar candidato à Prefeitura de São Paulo.

Plano A O PT desenhou uma operação em duas etapas na tentativa de permanecer na Prefeitura de Recife. A primeira é investir num conjunto de medidas administrativas -como obras e a limpeza da cidade- para buscar reverter o declínio da avaliação de João da Costa.

Plano B Se a percepção popular não melhorar, há dois petistas no aquecimento para entrar na disputa: Humberto Costa (que de quebra abriria uma vaga no Senado para o PSB do governador Eduardo Campos) e Maurício Rands, atualmente no secretariado estadual.

No terreiro... Ao fim de uma tensa reunião na segunda-feira passada, os aliados do governador Cid Gomes conseguiram derrubar decisão anterior do PSB de Fortaleza de lançar pré-candidato à sucessão da petista Luizianne Lins na capital cearense. Cid pretende emplacar seu secretário das Cidades, Camilo Santana (PT).

...do vizinho A movimentação do governador desagrada não apenas à corrente derrotada do PSB mas também ao setor petista alinhado com Luizianne, que trabalha por um nome fora da esfera de influência dos irmãos Ferreira Gomes.

com LETÍCIA SANDER e RANIER BRAGON

tiroteio

Cesare Battisti já pode enviar o currículo de terrorista para pleitear um cargo na administração de Tarso Genro.

DO DEPUTADO RUBENS BUENO (PPS-PR), sobre a concessão de visto de trabalho ao italiano, cuja permanência no Brasil foi bandeira do hoje governador do Rio Grande do Sul quando ministro da Justiça de Lula.

contraponto

Filma eu, Galvão!

No dia 17 passado, quando começava na cidade de Sumaré encontro do PT paulista, o locutor leu um pedido inusitado: uma mulher que assistia à transmissão do evento queria "prova" de que o marido estava lá.
Adiantando que não cometeria a indiscrição de chamar o companheiro pelo microfone, o apresentador resolveu adotar uma solução conciliadora:
-Não vou "caguetar". Vira a câmera para a plateia. Assim ela mesma vê que o marido está aqui!
Pelo sim, pelo não, todos os casados presentes fizeram questão de acenar vigorosamente nessa hora.


Próximo Texto: Dilma avisa Estados que não dá "cheque em branco"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.