São Paulo, quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de espaço na propaganda abre crise com candidatos do PT

Postulantes a vaga de deputado defendem estratégia diferente

DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO

A decisão de utilizar o espaço de candidatos a deputado federal e estadual na propaganda eleitoral para pedir votos na legenda abriu uma crise no PT de São Paulo.
A direção estadual do partido tem recebido uma série de reclamações de petistas que disputam cadeiras no parlamento, inconformados com a perda de espaço. Por isso, decide hoje se mantém ou modifica a estratégia no programa do partido.
No último dia 3 de agosto a Folha publicou que a Executiva da sigla no Estado havia decidido, por unanimidade, utilizar o tempo de propaganda dos candidatos a deputado para divulgar o número da legenda e de quebra ampliar a aparição de Aloizio Mercadante, candidato do partido ao governo do Estado, no horário eleitoral.
Mas, após o início da propaganda, os candidatos a deputado pelo PT começaram a reclamar. Segundo eles, a exposição de postulantes a vagas na Câmara e na Assembleia de outros partidos que fazem parte da coligação ameaça a eleição dos petistas, que perderam o espaço no horário eleitoral.
O fato de a Justiça Eleitoral ter punido Mercadante por considerar que ele invadiu o bloco destinado à propaganda de candidatos a deputado agravou a crise.
Edinho Silva, presidente do PT-SP e principal fiador da estratégia vigente, encomendou pesquisa qualitativa para avaliar o desempenho do modelo atual da propaganda eleitoral.
Os dados foram colhidos anteontem e devem ser apresentados hoje.
Edinho conta com o apoio de nomes tradicionais do partido. "Acho que vale mais pedir o voto na legenda do que ficar com 10 segundos para cada candidato. Melhor divulgar o partido", disse o líder do PT na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza, que disputa a reeleição.
O PT, no entanto, já recuperou as gravações feitas com os candidatos antes do início do horário eleitoral. Se decidir por modificar a estratégia, poderá começar a exibir já nesta sexta-feira os seus candidatos.


Texto Anterior: Hélio Costa cobra maior presença de Lula em MG
Próximo Texto: Nanicos sem programa geram "mantra" no rádio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.