São Paulo, segunda-feira, 27 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Produtor convida Marieta Severo para interpretar Dilma no cinema

Financiamento vai se distanciar "o máximo possível" de recursos públicos, diz autor

ANA CAROLINA MORENO
DE SÃO PAULO

A atriz Marieta Severo, 64, é cotada para interpretar a presidente Dilma Rousseff no cinema. O roteiro, ainda em fase de pré-produção, será baseado no livro "A Primeira Presidenta", do jornalista e analista político Helder Caldeira, que faz um paralelo entre a trajetória política de Dilma e o processo de redemocratização do Brasil.
O produtor Antônio de Assis, que comprou os direitos cinematográficos na semana passada, convidou a atriz na noite de sexta-feira. Segundo ele, a resposta de Marieta foi positiva, mas ainda há detalhes a serem acertados.
Segundo o agente da atriz, Marieta "a princípio aceitou [o convite], mas ainda vai ler o roteiro e estudar a proposta". Ela preferiu não dar entrevista por enquanto.
Ela tem quase 50 anos de carreira, dezenas de trabalhos no teatro, na TV e no cinema. Ex-mulher de Chico Buarque, faz a personagem Nenê na série "A Grande Família", da Globo.
Caldeira, que supervisionará o roteiro cinematográfico, afirmou que o financiamento do filme vai "se distanciar o máximo possível" de recursos públicos. "É a nossa convicção de trabalho", disse ele, que nega que a obra seja uma biografia.
Segundo Caldeira, a obra é uma "análise política" que tenta explicar "como uma mulher que tinha sido torturada há menos de 40 anos era a mesma que estava na TV, em 1º de janeiro, passando as tropas em revista como comandante-em-chefe".
A versão cinematográfica, porém, vai citar brevemente a infância, a adolescência e a militância de Dilma durante o regime militar. "Os documentos da ditadura estão naqueles arquivos em que não podemos mexer", disse.
O livro, escrito durante seis dias em janeiro de 2011, era vendido sob encomenda pela internet, mas será lançado oficialmente hoje pela editora Faces. O lançamento do filme está previsto para dezembro de 2012.


Texto Anterior: Opinião: Ministro de FHC marcou o sistema educacional do país
Próximo Texto: Ataques: Hackers invadem os sites da PM de Goiás e da Prefeitura de Belém
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.