São Paulo, sábado, 27 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Petista aparece menos depois de ter sido eleita

DE BRASÍLIA

Após sair vitoriosa das urnas, a presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), reduziu suas aparições públicas, participou de apenas uma entrevista coletiva e passa a maior parte do tempo reclusa na Granja do Torto, um dos "bunkers" da Presidência, em Brasília.
A rotina é diferente da que cumpriu na campanha, quando tinha pelo menos um evento público por dia, seguido de uma coletiva.
A última aparição pública de Dilma foi na reunião do Diretório Nacional do PT no dia 19, quando se irritou ao ser abordada por dois jornalistas na garagem.
"Se eu quiser confirmar, eu chamo uma coletiva", se limitou a dizer na ocasião, ao ser questionada se confirmaria o nome de Guido Mantega na Fazenda.
Nesses primeiros 27 dias, ela resumiu suas aparições públicas e declarações a cinco momentos: o discurso de eleita, entrevistas isoladas a TVs, logo após a posse, uma entrevista coletiva ao lado de Lula, declarações na viagem a Seul e a fala no encontro do PT.
Além disso, Dilma sumiu do Twitter tão logo recebeu o resultado da vitória. Quando o Painel da Folha noticiou o abandono, foram postadas duas manifestações em seu perfil negando aos 350 mil seguidores que fosse deixar a ferramenta.
Na noite de ontem, a petista voltou a tuítar e mandou um recado de "solidariedade ao povo do Rio".
A futura presidente também não esteve presente no anúncio oficial de sua equipe econômica. A nota confirmando os nomes foi assinada pela assessoria.
Dilma tem passado seus dias em reuniões fechadas no Palácio da Alvorada, onde mora o presidente Lula, e no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede do governo de transição.
A assessoria de Dilma justifica que as mudanças nas atividades da petista são usuais do governo de transição, que exigiria "muito trabalho interno", com leitura de documentos.
(RANIER BRAGON e MÁRCIO FALCÃO)


Texto Anterior: Presidente 40/A transição: Dilma convida Garcia a ficar no governo
Próximo Texto: Mantega procura formulador de política econômica para Fazenda
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.